Portal Eventos
Gaúcho 1ª Divisão
Em 09 de janeiro de 2017 às 10:50

Sete clubes foram campeões estaduais e da Copa do Brasil na mesma temporada

Grêmio, Cruzeiro e Corinthians ainda atingiram o feito em duas oportunidades

da Redação -

São Paulo - Grêmio, Criciúma, Internacional, Cruzeiro, Corinthians, Sport e Santos já tiveram temporadas douradas. Todos estes clubes foram campeões estaduais e, na mesma temporada, também faturaram o título da Copa do Brasil. O Cruzeiro, aliás, também ostenta título estadual no mesmo ano de volta olímpica no Brasileirão de pontos corridos.

 Corinthians é um dos campeões estaduais que também faturou a Copa do Brasil no mesmo ano!Daniel Augusto Jr. / CorinthiansCorinthians é um dos campeões estaduais que também faturou a Copa do Brasil no mesmo ano!
De volta à Copa do Brasil, a Raposa - segunda maior vencedora do torneio nacional com quatro títulos - gritou "é campeão" em 1996 e 2003 meses depois de vencer o Estadual Mineiro. Há 14 anos, por sinal, o Cruzeiro faturou a inesquecível Tríplice Coroa - Estadual, Copa do Brasil e Série A do Brasileirão.

O Grêmio é o atual campeão e recordista de títulos da Copa do Brasil, mas as dobradinhas foram obtidas em outras edições. O Tricolor gaúcho venceu a primeira edição do torneio nacional, em 1989, depois de festejar o Estadual, assim como em 2001. Outro campeão que levou a Copa do Brasil em duas oportunidades após abocanhar o Estadual foi o Corinthians (1995 e 2009).

Ainda em São Paulo, o Santos foi campeão do Paulistão e da Copa do Brasil em 2010. Também no século XXI, o Sport soube aproveitar o bom momento em campo. O Leão da Ilha começou a temporada de 2008 animado com o título no Campeonato Pernambucano e ainda fez história com a inédita conquista no segundo torneio nacional mais importante do país.

Antes, na década de 90 e início da Copa do Brasil, o Criciúma foi mais um clube a comemorar duplamente. Em 1991, o Tigre celebrou as conquistas no Catarinense e no torneio nacional. No ano seguinte, ainda no Sul, foi a vez do Internacional fazer festa com o Estadual Gaúcho e a Copa do Brasil. Uma nova tentativa está por começar. Primeiro Estadual e depois a Copa do Brasil.