Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 07 de janeiro de 2017 às 01:47

Alô, Palmeiras! Quatro campeões brasileiros venceram a Libertadores no ano seguinte

Dos quatro clubes, só o Corinthians obteve êxito ao longo dos pontos corridos

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Palmeiras é o atual campeão do Campeonato Brasileiro da Série A e tem quatro inspirações para também faturar o título da Libertadores em 2017. Segundo levantamento do Sr. Goool, quatro vencedores da elite nacional (Flamengo, São Paulo, Vasco e Corinthians) conquistaram o torneio mais importante da América do Sul no ano seguinte ao título do Brasileirão.

Campeão da Libertadores em 1999, o Palmeiras está no Grupo 5 ao lado de Peñarol, do Uruguai, e Jorge Wilstermann, da Bolívia. O último integrante do grupo e primeiro adversário do Verdão começará a ser conhecido dos embates da Segunda Fase da Libertadores. O vencedor de Carabobo, da Venezuela, e Junior, da Colômbia, enfrentará Atlético Tucamán, da Argentina, ou El Nacional, do Equador. Os vitoriosos ficarão frente a frente e o classificado estará no Grupo 5.

 Palmeiras tentará ser o quinto campeão brasileiro a vencer a Libertadores no ano seguinte!Ricardo Stuckert / CBFPalmeiras tentará ser o quinto campeão brasileiro a vencer a Libertadores no ano seguinte!
A caminhada é longa, mas o Palmeiras poderá se tornar apenas o segundo campeão brasileiro nos pontos corridos a também faturar a Libertadores na temporada sequente. O único, até aqui, é o rival Corinthians. O Timão deu a volta olímpica no Brasileirão 2011 e, no ano seguinte, fez história com o título inédito e invicto da Libertadores.

Mas o primeiro campeão brasileiro a emendar a festa na Libertadores seguinte foi o Flamengo. O Rubro-negro levou o Brasileirão de 1980 e a Libertadores de 1981. O São Paulo também garantiu a dobradinha, mas na década de 90. O Tricolor paulista foi campeão nacional em 1991 e do torneio sul-americano em 1992. Já o Vasco ganhou o Brasileirão de 1997 e a Libertadores de 1998.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Grêmio e, agora, Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
A Libertadores 2017 contará com 47 clubes. Na fase inicial, em mata-mata, seis representantes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentarão em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate. Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis.

Os três classificados avançarão para o segundo mata-mata que terá outros 13 clubes de todos os países da América do Sul. Novamente serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate. Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis.

Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Copa Sul-americana.

Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.