Portal Eventos
Carioca Série A
Em 15 de novembro de 2016 às 10:15

Vasco tentará feito raro no Cariocão; Tabela e simulador já estão no Sr. Goool

Gigante da Colina não fatura o tri estadual desde a década de 90; Flamengo foi o último tricampeão

da Redação -

Rio de Janeiro - A bola começará a rolar pelo Campeonato Carioca em 11 de janeiro com a fase Preliminar. Mas o atual bicampeão Vasco iniciará a busca por um feito raro a partir de 28 de janeiro, quando terá início a Taça Guanabara. O Gigante da Colina tentará obter o genuíno tricampeonato estadual na próxima temporada. A tabela completa e o simulador de jogos já estão disponíveis no Sr. Goool.

Campeão em 2015 e 2016 em cima do Botafogo, o Vasco lutará pelo seu segundo tri da sua história. A primeira e - até aqui - única série de títulos foi alcançada na década de 90, quando o clube cruzmatino faturou o Estadual de 1992, 1993 e 1994. A primeira batalha no Cariocão 2017 será logo um clássico contra o Fluminense.

O último tri do Estadual do Rio de Janeiro, contudo, foi conquistado pelo Flamengo. O Rubro-negro tomou conta do Cariocão em 2007, 2008 e 2009. Na seca desde 2014, o Flamengo estreará contra o Boavista. O Botafogo, por sua vez, pegará o vice-líder da Preliminar. A fase inicial do Estadual conta com a volta do Nova Iguaçu e do novato Carapebus. A dupla conquistou o acesso e pegou as vagas dos rebaixados Friburguense e América.

O Sr. Goool é o único site que acompanha os 27 Estaduais com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador de jogos e estatísticas. Valorize o trabalho do Sr. Goool. Divulgue! Compartilhe nossas ferramentas. E se você tiver site ou blog, tenha todas as ferramentas através do Plugin Sr. Goool! Saiba mais aqui!

 Vasco iniciará a luta pelo tricampeonato estadual em um clássico contra o rival Fluminense!Paulo Fernandes / VascoVasco iniciará a luta pelo tricampeonato estadual em um clássico contra o rival Fluminense!
Regulamento:
O Campeonato Carioca 2017 começará com a fase Preliminar. Seis clubes se enfrentarão em turno único e os dois melhores colocados avançarão à fase principal. Enquanto isso, os outros quatro clubes lutarão contra o rebaixamento.

Na fase principal, os 12 clubes serão divididos em dois grupos com seis times cada. Esta fase terá a Taça Guanabara (1º turno) e a Taça Rio (2º turno). A Taça Guanabara terá jogos em turno único dentro dos próprios grupos. Os dois melhores colocados de cada grupo disputarão as semifinais em confrontos entre o 1º do Grupo B e o 2º do Grupo C, além do 1º do C contra o 2º do B. Os líderes dos Grupos B e C terão a vantagem de jogar em casa e do empate na partida única. Na final, também em jogo único, haverá sorteio do mando de campo e, em caso de empate, haverá pênaltis. Na Taça Rio, os confrontos serão contra os rivais do outro grupo. O restante do regulamento será o mesmo da Taça Guanabara.

Os campeões da Taça Guanabara e Taça Rio, além dos dois melhores colocados na somatória da fase de grupos dos dois turnos, estarão classificados para as semifinais do Campeonato Carioca. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, os três melhores colocados estarão nas semifinais. Estes quatro semifinalistas terão somados os pontos na Taça Guanabara e na Taça Rio para definir aqueles que terão vantagem de decidir em casa e do empate - será partida única. Na final, o melhor de todos, poderá escolher entre atuar a primeira ou a segunda partida em casa. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

Na luta contra o rebaixamento, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à Série B. Se houver empate de pontos entre o penúltimo e o antepenúltimo colocados, haverá dois jogos extras para decidir o segundo degolado. Se três clubes empatarem em pontos, com exceção do lanterna, haverá confrontos entre estes times em turno e returno.