Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 28 de outubro de 2016 às 11:00

Minas Gerais ou São Paulo será o primeiro estado a ganhar dois títulos na nova Série C

Boa Esporte defende a honra dos mineiros, enquanto Guarani veste a camisa dos paulistas

da Redação -

São Paulo - Guarani e Boa Esporte neste sábado, às 19h15, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, abrirão a final da Série C do Campeonato Brasileiro. Após o acesso, paulistas e mineiros buscam o inédito título da divisão. São Paulo e Minas Gerais, contudo, não são novatos na disputa. Pelo contrário. O vencedor se tornará o estado recordista de títulos com o novo formato da Série C, iniciado em 2009.

 Dono da melhor campanha da Série C, Boa Esporte eliminou o Juventude nas semifinais!Arthur Dallegrave / JuventudeDono da melhor campanha da Série C, Boa Esporte eliminou o Juventude nas semifinais!
A edição inicial, aliás, foi ganha por um clube mineiro. O América Mineiro superou o ASA e teve a honra de faturar o primeiro título no momento em que a competição deixou de ser a última divisão nacional. Enquanto isso, os paulistas também se deram bem ante nordestinos. O Oeste deu a volta olímpica na Série C de 2012 em cima do Icasa.

O atual formato da divisão ainda conta com os títulos do potiguar ABC (2010), do catarinense Joinville (2011), do pernambucano Santa Cruz (2013), do Macaé (2014), representante do Rio de Janeiro, e do goiano Vila Nova (2015). No geral, São Paulo soma oito títulos, enquanto Minas Gerais só tem um.

Campanhas!
O Boa Esporte chega à final com a melhor campanha. Não por acaso, poderá decidir o título em casa na próxima semana. São 13 vitórias (oito em casa e cinco fora), seis empates (três como mandante e três como visitante) e três derrotas longe da torcida, além de 33 gols a favor e 12 contra. Aproveitamento de 68,2%. O clube de Varginha tem o maior número de vitórias, o menor número de derrotas e a melhor defesa.

O Guarani, por sua vez, também é responsável pelo maior número de triunfos e ainda ostenta o melhor ataque. A campanha do Bugre conta com 13 vitórias (nove em casa e quatro fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e quatro derrotas longe da torcida, além de 36 gols a favor e 18 contra. Aproveitamento de 66,7%.

Nas arquibancadas, porém, a vantagem é toda paulista. O Guarani apresenta média de 4.497 pagantes, a 6ª melhor da Série C. Já o Boa Esporte amarga o 14º lugar com média de apenas 992 testemunhas. A média geral da divisão é de 3.989 torcedores.