Portal Eventos
Notícias
Em 03 de abril de 2013 às 06:06

Rebaixados na Série C 2012 terão que lutar contra histórico negativo na Série D

Nenhum clube que caiu no terceiro escalão obteve o acesso já na temporada seguinte

da Redação -

São Paulo - Guarany, Salgueiro, Santo André e Tupi terão que lutar contra o histórico da Série D se quiserem retornar à Série C do Campeonato Brasileiro um ano após a queda. Até hoje, nenhum clube teve sucesso na temporada seguinte ao rebaixamento, como mostra o levantamento feito pelo site Sr. Goool, nesta quarta-feira.

Em 2009, a Série C passou a ter 20 clubes, uma vez que foi criada a Série D. Neste ano, Sampaio Corrêa, Mixto, Confiança e Marcílio Dias foram rebaixados para a última divisão nacional. Mas no ano seguinte, o quarteto naufragou. O clube maranhense ficou no melhor posto, nono lugar. O Mixto terminou a Série D 2010 em 11º, enquanto o Cofiança apareceu na modesta 27ª posição. A pior colocação foi do Marcílio Dias, em 36º lugar.

A "zica" se repetiu com os clubes rebaixados na Série C de 2010. O Juventude bem que tentou, mas só conseguiu o nono lugar. São Raimundo (27º), Alecrim (29º) e Gama (30º) terminaram um do lado do outro na Série D em 2011. O pior e o melhor desempenhos aconteceram na Série D da temporada passada.

Rebaixado em 2011, o Campinense conseguiu o sétimo lugar, quando foi eliminado nas quartas-de-final pelo Baraúnas. O Araguaína, por sua vez, amargou a última colocação - pior desempenho entre todos os rebaixados da Série C. Ainda no ano passado, o Brasil acabou em 25º lugar, enquanto o Marília foi visto na 31ª colocação.

Em 2013, o Salgueiro está no Grupo A2 ao lado de Gurupi-TO, Maranhão-MA, Ypiranga-AP e um representante do Piauí. No Grupo A3, o Guarany enfrentará um rival do Ceará, e dois clubes de Pernambuco, além de um do Rio Grande do Norte. O Grupo A6 tem Tupi, Nova Iguaçu-RJ e representantes do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Já o Santo André ocupa o Grupo A7 ao lado de Marcílio Dias-SC, Juventude-RS e representes de São Paulo e Minas Gerais.

Mais...
O regulamento segue o mesmo da temporada passada. Na Primeira Fase, os 40 clubes serão divididos em oito grupos com cinco times cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, apenas os dois melhores de cada grupo se classificarão para o mata-mata. Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série C.

Os clubes já garantidos na Edição 2013 são: Nacional-AM, Ypiranga-AP, Maranhão-MA, Gurupi-TO, Vitória da Conquista-BA, Águia Negra-MS, Nova Iguaçu-RJ, Juventude-RS e Marcílio Dias-SC. Salgueiro-PE, Guarany-CE, Tupi-MG e Santo André-SP foram rebaixados, em 2012, na Série C e também têm vagas garantidas na Série D.