Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 30 de setembro de 2016 às 16:10

Volta Redonda tem a favor o histórico de cinco mandantes campeões na Série D

Voltaço decidirá o título da última divisão nacional em casa contra o CSA

da Redação -

Rio de Janeiro - O Volta Redonda, neste sábado, às 19 horas, terá a vantagem de decidir o título da Série D do Campeonato Brasileiro contra o CSA no Estádio Raulino de Oliveira, ao lado do torcedor. E as chances do Voltaço aumentam ao analisar o histórico de finais da última divisão nacional. Segundo levantamento do Sr. Goool, das sete decisões, cinco terminaram com o mandante do segundo jogo no lugar mais alto do pódio.

A definição da ordem das partidas, em 2016, foi tomada em cima da somatória das campanhas ao longo de todas as fases. O Volta Redonda, por exemplo, anotou 33 pontos em 15 jogos, enquanto o CSA fez 30 pontos. Os dois finalistas venceram nove vezes, mas nas outras seis partidas, o representante do Rio de Janeiro obteve seis empates, enquanto os alagoanos tiveram três igualdades e três derrotas.

 Elenco do Volta Redonda ganhou o apoio dos alunos da Escola Municipal Marlene Mendes antes da final!Volta Redonda / Site OficialElenco do Volta Redonda ganhou o apoio dos alunos da Escola Municipal Marlene Mendes antes da final!
O primeiro campeão da Série D fez festa em casa. O São Raimundo, em 2009, até perdeu o jogo de ida para o Macaé, por 3 a 2, mas o triunfo no Pará, por 2 a 1, garantiu a inédita conquista. Comemoração ao lado da torcida também teve o Guarany, campeão em 2010. Sem falar que o Volta Redonda ainda pode se espelhar no Sampaio Corrêa.

O clube maranhense é, até hoje, o único campeão invicto da Série D. O Sampaio também deu a volta olímpica em casa diante do CRAC, em 2012. Em 2016, o Voltaço tenta o título de forma invicta. O paraibano Botafogo, em 2012, e o mineiro Tombense - nos pênaltis -, em 2013, foram os outros mandantes campeões.

O atual vencedor da última divisão nacional, contudo, festejou fora de casa. O paulista Botafogo venceu o Ríver, em Ribeirão Preto, por 3 a 2, e garantiu o título no Piauí com empate sem gols. Já o primeiro visitante campeão da Série D foi o Tupi. Os mineiros bateram o Santa Cruz em casa (1 a 0) e também no Recife (2 a 0).

Final 2016!
O Volta Redonda, no mata-mata, superou o Anápolis nas oitavas de final, o Fluminense de Feira nas quartas de final e o Moto Club nas semifinais. Já as vítimas do CSA foram Altos, Ituano e São Bento. Além de Voltaço e Azulão, Moto Club e São Bento também conquistaram o acesso à Série C.

Antônio Santos Nunes será o árbitro da finalíssima entre Volta Redonda e CSA. O juizão não apita há mais de um mês. A última partida como árbitro central foi a derrota do Macaé, por 2 a 0, para o Ypiranga pela 15ª rodada do Grupo B na Série C, em 27 de agosto. Ao todo, Antônio Santos Nunes participou de 29 jogos na temporada 2016 pelas Séries B, C e D do Brasileirão, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Estadual Piauiense e Brasileirão Feminino. Entre estes confrontos, ele foi árbitro central em 18 oportunidades.

Confira os jogos das finais pela Série D do Brasileirão:

*campeões

2009

Macaé 3 x 2 São Raimundo*
São Raimundo 2 x 1 Macaé

2010

América-AM 1 x 1 Guarany*
Guarany 4 x 1 América-AM

2011

Tupi* 1 x 0 Santa Cruz
Santa Cruz 0 x 2 Tupi

2012

CRAC 1 x 1 Sampaio Corrêa*
Sampaio Corrêa 2 x 0 CRAC

2013

Juventude 2 x 1 Botafogo-PB*
Botafogo-PB 2 x 0 Juventude

2014

Brasil 0 x 0 Tombense*
Tombense 0 (4) x (2) 0 Brasil

2015

Botafogo-SP* 3 x 2 Ríver
Ríver 0 x 0 Botafogo