Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 27 de setembro de 2016 às 10:28

Árbitros de 12 estados apitaram jogos pelas Séries A, B, C e D do Brasileirão

Entre todos os árbitros há profissionais de estados que não contam com clubes na elite nacional

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - Os árbitros não são profissionalizados, mas precisam estar preparados para todas as situações ao longo dos 90 minutos. Não pense que isso serve apenas para os grandes jogos, as decisões. Os homens do apito precisam ser polivalentes. E 21 árbitros provaram, dentro de campo, que estão prontos para os desafios. Estes profissionais, segundo levantamento do Sr. Goool, apitaram jogos das Séries A, B, C e D doo Campeonato Brasileiro. São 21 árbitros de 12 estados e quatro regiões brasileiras. Só o Norte fica de fora.

O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de árbitros com passagens pelas quatro divisões nacionais na atual temporada. João Batista de Arruda, Grazianni Maciel Rocha, Wagner do Nascimento Magalhães e Bruno Arleu de Araújo são os árbitros do estado que estiveram em partidas das Séries A, B, C e D. Grazianni Maciel Rocha, por sinal, apitou a "final" da Série B, no último sábado, entre Vasco e Atlético Goianiense. Já Bruno Arleu esteve no jogo que deu o acesso ao Moto Club na Série D.

Enquanto isso, os pernambucanos têm três nomes na lista: Emerson Sobral, Gilberto Rodrigues Castro Júnior e Péricles Bassols Pegado Cortez. Destaque para o último citado. Péricles Bassols é o único árbitro FIFA que esteve em confrontos dos quatro escalões nacionais. Até o ano passado, ele apitava pelo Rio de Janeiro, mas trocou de Federação. Já são 14 jogos ao todo, sendo nove da Série A, dois da Série B, um da Série C e dois da Série D.

Sem clubes, mas com árbitros!
Entre todos os árbitros há profissionais de estados que não contam com clubes na Série A. O Distrito Federal, por exemplo, tem Rodrigo Batista Raposo e Sávio Sampaio como homens do apito polivalentes. Mato Grosso do Sul (Paulo Henrique Schleich Vollkoph), Paraíba (Pablo dos Santos Alves), Rio Grande do Norte (Caio Max Augusto Vieira) e Goiás (Elmo Alves Resende Cunha) são os outros estados sem representantes na elite, mas com árbitros com trabalhos por todas as divisões do Brasileirão.

 Potiguar Caio Max Augusto Vieira é um dos árbitros que apitou jogos pelas Séries A, B, C e D!Cesar GrecoPotiguar Caio Max Augusto Vieira é um dos árbitros que apitou jogos pelas Séries A, B, C e D!
A lista completa dos 21 árbitros conta com: Rodrigo D'Alonso Ferreira-SC, Bráulio da Silva Machado-SC, João Batista de Arruda-RJ, Emerson Sobral-PE, Grazianni Maciel Rocha-RJ, Paulo Henrique Schleich Vollkoph-MS, José Cláudio Rocha Filho-SP, Emerson de Almeida Ferreira-MG, Rafael Traci-PR, Rodrigo Batista Raposo-DF, Wagner do Nascimento Magalhães-RJ, Rodolpho Toski Marques-PR, Sávio Sampaio-DF, Pablo dos Santos Alves-PB, Caio Max Augusto Vieira-RN, Bruno Arleu de Araújo-RJ, Gilberto Rodrigues Castro Júnior-PE, Elmo Alves Resende Cunha-GO, Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza-SP, Péricles Bassols Pegado Cortez-PE e Jaílson Macedo Freitas-BA.

O Sr. Goool conta com uma ferramenta exclusiva da arbitragem nacional e internacional. A ferramenta de busca traz todos os profissionais de arbitragem que apitaram jogos de campeonatos acompanhados pelo Sr. Goool. Basta digitar o nome do árbitro ou do assistente para ter a relação completa de partidas. Ou ainda é possível procurar a arbitragem através do menu "árbitros por campeonato". Tudo muito simples e fácil. (Clique na imagem abaixo e tenha o sistema de busca da arbitragem!)