Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 24 de setembro de 2016 às 01:21

Anderson Daronco é o árbitro que mais apitou jogos no Brasileirão 2016

Dois primeiros colocados são gaúchos; Top 7 conta com apenas árbitros da FIFA

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Sul - Os técnicos gaúchos não são os únicos com prestígio na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os árbitros do Rio Grande do Sul também estão em alta. Não por acaso, os dois juízes que mais apitaram partidas no Campeonato Brasileiro da Série A são do estado. Destaque para Anderson Daronco que, neste domingo, será o árbitro central da sua 16ª partida no principal torneio do país. Ele apitará a reedição do confronto da Copa do Brasil entre Corinthians e Fluminense, em São Paulo, pela 27ª rodada.

Ao longo dos 15 jogos apitados por Anderson Daronco houve nove vitórias dos mandantes, cinco triunfos dos visitantes e um empate. Entre estes duelos, cinco foram do Atlético Paranaense e todas tiveram triunfo do Furacão. O árbitro gaúcho ainda comandou três partidas de Coritiba e São Paulo. O Corinthians também terá seu terceiro jogo apitado por Daronco. Logo atrás dele, outro árbitro FIFA.

 Anderson Daronco, com 16 jogos no Brasileirão, é o árbitro recordista na edição 2016!Reprodução / CBFAnderson Daronco, com 16 jogos no Brasileirão, é o árbitro recordista na edição 2016!
O também gaúcho Leandro Pedro Vuaden é o segundo árbitro que mais apitou embates no Brasileirão. O duelo entre Flamengo e Cruzeiro, no próximo domingo, será o 14º comandado por Vuaden. Sob o apito dele são nove vitórias dos mandantes, três triunfos dos visitantes e um empate. Vuaden apitou a derrota do Flamengo para o Figueirense (1 a 0), além da vitória do Cruzeiro sobre o Palmeiras (2 a 1) e a derrota da Raposa ante o Sport (2 a 1).

É da FIFA!

O Top 3 é fechado com empate técnico. O paraense Dewson Fernando Freitas da Silva e o paulista Luiz Flávio de Oliveira estão com 13 jogos cada. Os dois também são do quadro da FIFA. As sete primeiras colocações, aliás, são preenchidas por árbitros que ostentam o escudo da entidade máxima do futebol. Além deles, só mato-grossense Wagner Reway chega a dez partidas no Brasileirão.

A lista geral conta com 45 árbitros que apitaram, ao menos, um jogo no Brasileirão 2016. São profissionais de 17 estados das cinco regiões brasileiras. Árbitros do Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), do Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), do Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), do Norte (Pará) e do Nordeste (Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe).

O Sr. Goool conta com uma ferramenta exclusiva da arbitragem nacional e internacional. A ferramenta de busca traz todos os profissionais de arbitragem que apitaram jogos de campeonatos acompanhados pelo Sr. Goool. Basta digitar o nome do árbitro ou do assistente para ter a relação completa de partidas. Ou ainda é possível procurar a arbitragem através do menu "árbitros por campeonato". Tudo muito simples e fácil. (Clique na imagem abaixo e tenha o sistema de busca da arbitragem!)