Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 21 de agosto de 2016 às 16:37

Copa Sul-americana tem campeões de apenas da Argentina e da Colômbia em 2016

Segunda Fase do torneio da América do Sul ainda terá confronto entre vencedores

da Redação -

São Paulo - Argentina e Colômbia são os únicos países com clubes campeões na Copa Sul-americana 2016. Os argentinos contam com Independiente, Lanús e San Lorenzo na Segunda Fase, enquanto os colombianos terão o Santa Fe - atual vencedor do torneio - a partir das oitavas de final. Houve, contudo, um recuo no número de campeões na Segunda Fase da Copa Sul-americana.

 Santa Fe é um dos campeões que está na Copa Sul-americana 2016, mas entrará no torneio apenas nas oitavas de final!Santa Fe / Site OficialSanta Fe é um dos campeões que está na Copa Sul-americana 2016, mas entrará no torneio apenas nas oitavas de final!
No ano passado, houve o recorde de quatro vencedores. A equatoriana LDU se juntou ao trio argentino Arsenal, Independiente e Lanús na Segunda Fase. Clubes brasileiros e argentinos entram apenas no segundo estágio do torneio, enquanto os representantes dos outros países disputam a Primeira Fase.

Em 2014, assim como na atual temporada, houve três campeões na Segunda Fase. Boca Juniors, Internacional e São Paulo tentaram, mas não conseguiram um novo título. Já em 2012 (Boca Juniors e Independiente) e 2013 (San Lorenzo e Universidad de Chile) houve apenas dois campeões na segunda etapa. O atual formato da Copa Sul-americana foi iniciado há quatro anos.

De volta a temporada atual, o Lanús - campeão em 2013 - fará um confronto de vencedores contra o Independiente - melhor clube de 2010. Já o San Lorenzo, primeiro campeão da Copa Sul-americana, em 2002, enfrentará o também argentino Banfield. O Sr. Goool só considerou campeão o clube que já havia ganho o título até a temporada analisada. O River Plate, por exemplo, não está na lista de 2014. Os Millionários ganhariam o título naquele ano.

Campeões!
A Copa Sul-americana surgiu, em 2002, em substituição a Copa Mercosul. Os brasileiros só entraram na disputa em 2003. Com dois títulos (2004 e 2005), o Boca Juniors-ARG é o maior vencedor do torneio. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Independiente-ARG (2010), Universidade de Chile-CHI (2011), São Paulo (2012), Lanús-ARG (2013), River Plate-ARG (2014) e Santa Fe-COL (2015) têm uma conquista cada.

Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com sete conquistas. O Brasil soma dois títulos, contra um de Chile, Equador, México, Peru e Colômbia. O vencedor tem o direito de disputar a Recopa Sul-americana contra o campeão da Libertadores.

Regulamento:
Os 16 classificados se enfrentarão, em jogos de ida e volta, para a definição dos oito classificados às oitavas de final. Enquanto isso, oito clubes brasileiros se enfrentam para definir quatro vagas. O mesmo acontece com seis clubes argentinos na briga por três vagas. O último garantido nas oitavas de final é o Santa Fe - campeão da Sul-americana em 2015.

Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis.

Confira os campeões presentes na Segunda Fase da Copa Sul-americana:

2012

Boca Juniors-ARG e Independiente-ARG

2013

San Lorenzo-ARG e Universidad de Chile-CHI

2014

Boca Juniors-ARG, Internacional e São Paulo

2015

Arsenal-ARG, Independiente-ARG, Lanús-ARG e LDU-EQU

2016

Independiente-ARG, Lanús-ARG e San Lorenzo-ARG