Portal Eventos
CONMEBOL Recopa
Em 17 de agosto de 2016 às 18:00

Santa Fe tentará encerrar hegemonia de Brasil e Argentina na Recopa Sul-americana

LDU foi o último campeão do torneio de fora dos principais países da América do Sul

da Redação -

São Paulo - Santa Fe e River Plate, campeões da Copa Sul-americana e da Libertadores, respectivamente, farão nesta quinta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), no Estádio El Campín, em Bogotá, o primeiro confronto da final da Recopa Sul-americana. E os colombianos tentarão encerrar a hegemonia de Brasil e Argentina no torneio.

 Santa Fe poderá contar com a força da sua torcida no primeiro jogo contra o River Plate pela Recopa Sul-americana!Samuel Norato / Santa FeSanta Fe poderá contar com a força da sua torcida no primeiro jogo contra o River Plate pela Recopa Sul-americana!
Há cinco temporadas, a Recopa Sul-americana só tem campeões dos dois principais países da América do Sul. O River Plate, por sinal, é o atual campeão. Antes dos Millionarios, os brasileiros Atlético Mineiro, Corinthians, Santos e Internacional também deram a volta olímpica na Recopa.

O último campeão de fora da Argentina e do Brasil foi a LDU. Os equatorianos, por sinal, conquistaram o bicampeonato em 2009 e 2010. Desde que a Recopa voltou a ser disputada em 2003, só quatro vezes o campeão não era da Argentina e nem do Brasil. Além da LDU, o paraguaio Olímpia, em 2003, e o peruano Cienciano, em 2004, também garantiram a volta olímpica no torneio.

Agora, a missão está com o Santa Fe, campeão inédito da Copa Sul-americana em 2015. Os colombianos terão pela frente o River Plate que ganhou a Libertadores no ano passado. O clube argentino, diga-se de passagem, foi campeão da Sul-americana em 2014, e também campeão da Recopa em 2015.

Será?!
E o River Plate poderá entrar para uma seleta lista de vencedores. Hoje, apenas LDU e Boca Juniors já foram campeões da Recopa sendo detentores dos títulos da Copa Sul-americana e da Libertadores. Campeã da Libertadores em 2008, a LDU faturou a Recopa em 2009 e alcançou o bi em 2010. Mas na segunda conquista, a LDU havia sido campeã da Sul-americana em 2009.

Maior campeão da Recopa com quatro títulos, o Boca Juniors chegou a seus títulos atrás do bi da Sul-americana em 2004 e 2005 e da conquista da Libertadores em 2007. O título de 1990 foi graças a volta olímpica da extinta SuperCopa em 1989.

Campeões!
Hoje, o torneio conta com nove títulos do Brasil, sete da Argentina, dois do Equador e do Paraguai, além de uma conquista de Chile, Peru e Uruguai. Se o Boca Juniors é o recordista de títulos da Recopa Sul-americana com quatro voltas olímpicas, Internacional, LDU, Olímpia e São Paulo somam duas cada. Já River Plate, Atlético Mineiro, Corinthians, Santos, Cienciano, Cruzeiro, Vélez Sarsfield, Grêmio, Independiente, Colo-Colo e Nacional-URU têm um título cada.

História!
A Recopa surgiu em 1989 com duelos entre os campeões da Libertadores e da Supercopa. Em 1991, o Olímpia venceu as duas competições e foi declarado campeão da Recopa. Mas o mesmo não aconteceu com o São Paulo em 1993. A CONMEBOL indicou o Botafogo - campeão da Copa CONMEBOL - para enfrentar o Tricolor paulista que seria campeão da Recopa. O torneio ficou sem ser disputado entre 1999 e 2002. Com a criação da Copa Sul-americana, a Recopa voltou com tudo em 2003.

Desde a criação da Copa Sul-americana, em 2002, houve 13 confrontos entre os campeões da América do Sul. Os vencedores da Libertadores conquistaram oito vezes a Recopa, contra cinco dos campeões da Copa Sul-americana. A vantagem da Libertadores também é vista se for levado em conta todos os duelos da Recopa.

Entre 1989 e 1998, a CONMEBOL tinha a Supercopa. Juntando os campeões da Supercopa e da Copa Sul-americana são 23 edições da Recopa, com 15 vitórias dos campeões da Libertadores e oito dos outros dois torneios.