Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 05 de maio de 2016 às 00:04

River Plate mantém sina dos atuais campeões no ano seguinte ao título da Libertadores

Millonarios foram eliminados ainda nas oitavas de final pelo Independiente

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O River Plate, na última quarta-feira, mostrou que não é nada fácil brigar pelo genuíno bicampeonato na Libertadores. Após ser derrotado no Equador, por 2 a 0, o clube hermano até fez 1 a 0 no Independiente, em casa, mas foi eliminado nas oitavas de final. O atual campeão, segundo levantamento do Sr. Goool, manteve a sina de queda dos vencedores no ano seguinte ao título do torneio mais importante da América do Sul.

 Atual campeão, River Plate até venceu em casa, mas foi eliminado pelo Independiente nas oitavas de final da Libertadores!Prensa / River PlateAtual campeão, River Plate até venceu em casa, mas foi eliminado pelo Independiente nas oitavas de final da Libertadores!
A Libertadores 2016, aliás, não começou nada bem para o River Plate. Os Millonarios sofreram em campo apesar da liderança na fase de grupos. O clube de Buenos Aires deixa o torneio sul-americano com quatro vitórias (três em casa e uma fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e duas derrotas longe da torcida, além de 18 gols a favor e nove contra. Aproveitamento de 58,3%.

O River Plate, ao ser eliminado nas oitavas de final, repete o Internacional - campeão em 2010 -, o Corinthians - campeão em 2012 - e o Atlético Mineiro - campeão em 2013. Todos estes clubes caíram nas oitavas de final no ano seguinte ao título. Enquanto isso, San Lorenzo, Internacional, em seu primeiro título, e LDU fizeram ainda pior.

Campeões em 2014, os hermanos foram eliminados no ano passado na Segunda Fase. O mesmo aconteceu com o Inter, que deu a volta olímpica em 2006, mas saiu na fase de grupos do torneio de 2007. A LDU, por sua vez, caiu na Segunda Fase em 2009. No ano seguinte, o Estudiantes chegou às quartas de final.

É verdade que nenhum clube conseguiu o bicampeonato de 2005 para cá. Mas nem sempre o campeão foi tão mal no outro ano. O São Paulo, por exemplo, venceu a Libertadores de 2005 e foi vice-campeão em 2006. Boca Juniors (2008) e Santos (2012) chegaram até as semifinais.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

Confira o desempenho dos campeões da Libertadores no ano seguinte ao título:

2006

São Paulo (Vice-campeão)

2007

Internacional (Segunda Fase)

2008

Boca Juniors-ARG (Semifinal)

2009

LDU-EQU (Segunda Fase)

2010

Estudiantes-ARG (Quartas de final)

2011

Internacional (Oitavas de final)

2012

Santos (Semifinal)

2013

Corinthians (Oitavas de final)

2014

Atlético Mineiro (Oitavas de final)

2015

San Lorenzo-ARG (Segunda Fase)

2016

River Plate-ARG (Oitavas de final)