Portal Eventos
Notícias
Em 23 de março de 2013 às 11:02

Definida a data de estreia do Roraimense, mas número de clubes ainda é incerto

Progresso e GAS precisam confirmar a participação no Estadual 2013 até a próxima quarta-feira

da Redação -

Roraima - O Campeonato Roraimense terá início no próximo sábado, 30 de março. Apesar da data de estreia já estar marcada, o número de participantes segue indefinido. Tudo será resolvido na próxima quarta-feira, apenas três dias antes do começo da Edição 2013.

A princípio, o Estadual teria seis clubes (Náutico, São Raimundo - atual campeão -, Baré, Roraima, GAS e Progresso). Mas a diretoria do Progresso pediu afastamento e sua desistência será confirmada na próxima semana. O mesmo deve acontecer com o GAS.

A diretoria do clube já entrou em contato com a Federação Roraimense de Futebol (FRF) e solicitou alguns dias para tentar levantar recursos. A decisão sairá na quarta-feira. A entidade de Roraima trabalha com duas tabelas, uma com o GAS e outra sem o clube.

O regulamento também é uma incógnita, mas deverá seguir o padrão da temporada passada. Naquela oportunidade, os clubes se enfrentaram em jogos de ida no 1º Turno no sistema de pontos corridos. O mesmo aconteceu no 2º Turno. Os dois campeões realizaram uma final em duas partidas.

Último!
Se Roraima será o 26º Estado a começar em 2013, o Estadual do Amapá terá a "honra" de ser o último. O Campeonato Amapaense está marcado para 1º de julho. Ao todo serão dez clubes: São José, Ypiranga, Trem, Santos, Oratório - atual campeão -, Independente, Santana, Macapá, São Paulo e Cristal.

O regulamento segue o mesmo da temporada passada. Os oito clubes jogarão entre em si, em partidas de ida, no 1º turno. Os dois primeiros colocados farão a final em jogo único. O 2º Turno seguirá o mesmo sistema de disputa com jogos de volta, mas não contará com os dois últimos colocados do turno. Caso o mesmo clube vença os dois turnos, será declarado campeão.

Se clubes distintos conquistarem os turnos, haverá dois jogos para definir o campeão de 2013. Nenhum clube terá vantagem nestas partidas. Em caso de empate, o título será definido por uma prorrogação de 30 minutos. Se a igualdade persistir, o título será decidido nos pênaltis.

O vencedor irá representar o Estado do Amapá na Copa do Brasil de 2014. O segundo colocado na somatória dos dois turnos vai representar o Estado do Amapá no Campeonato Brasileiro da Série D de 2014.