Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 23 de abril de 2016 às 02:40

Corinthians jamais perdeu para rivais uruguaios na Libertadores

Clube paulista, contudo, ainda não conseguiu vencer Nacional no torneio sul-americano

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Corinthians, segundo levantamento do Sr. Goool, nunca perdeu para clubes uruguaios na Libertadores. A partir deste sábado, o Sr. Goool analisará todos os adversários dos clubes brasileiros nas oitavas de final. Dono da melhor campanha entre os brasileiros e a terceira maior no geral, o Timão irá encarar o Nacional, do Uruguai, na primeira etapa do mata-mata.

Nos dez confrontos que fez contra rivais uruguaios no torneio sul-americano - todos na fase de grupos -, o Corinthians obteve sete vitórias e apenas três empates. Nesta série invicta, o Alvinegro do Parque São Jorge ainda acumula 24 gols a favor e só sete contra. Sem falar que o clube paulista triunfou em seus últimos seis duelos ante adversários do Uruguai.

 Corinthians venceu os últimos seis jogos contra clubes uruguaios na Libertadores!Daniel Augusto Jr. / CorinthiansCorinthians venceu os últimos seis jogos contra clubes uruguaios na Libertadores!
Os melhores resultados do Corinthians contra uruguaios foram diante de Fénix e Danúbio. Em 2003, o Timão goleou o Fénix por 6 a 1 em casa. Também diante da torcida, o time do bando de loucos meteu 4 a 0 no Danúbio em 2015. Mas apesar do bom retrospecto contra uruguaios, o Corinthians ainda não conseguiu superar o Nacional.

Timão e Naça já estiveram frente a frente na edição de 1991 na Libertadores. No Uruguai, os rivais empataram por 1 a 1. Em São Paulo, novo empate, mas sem gols. O primeiro desafio entre os clubes na atual edição do torneio mais importante da América do Sul será na quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), no Parque Central, em Montevidéu. A volta, na Arena Corinthians, acontecerá em 4 de maio, também às 21h45.

O Corinthians se classificou na Libertadores com aproveitamento de 72,2%, chegando a 100% em casa. Foram quatro vitórias (três em casa e uma fora), um empate como visitante e uma derrota longe da torcida, além de 13 gols a favor e quatro contra. Enquanto isso, o Nacional alcançou aproveitamento de apenas 50%. O clube uruguaio obteve dois triunfos (um em casa e um fora), três empates (um diante da torcida e dois fora) e uma derrota como mandante, além de seis tentos a favor e seis contra.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

Confira os confrontos do Corinthians contra os uruguaios na Libertadores:

1991

Bella Vista 1 x 1 Corinthians
Nacional 1 x 1 Corinthians
Corinthians 4 x 1 Bella Vista
Corinthians 0 x 0 Nacional

2003

Fénix 1 x 2 Corinthians
Corinthians 6 x 1 Fénix

2010

Corinthians 2 x 1 Racing
Racing 0 x 2 Corinthians

2015

Danubio 1 x 2 Corinthians
Corinthians 4 x 0 Danubio