Portal Eventos
Eliminatórias América do Sul
Em 30 de março de 2016 às 10:31

Eliminatórias da Copa do Mundo têm 33 seleções sem vitória; Uma ainda sonha com a Rússia

Venezuela é a única seleção que ainda não venceu, mas tem chances de ir para o Mundial 2018

da Redação -

São Paulo - As disputas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018 se afunilam a cada rodada. Apenas a Europa ainda não colocou a bola para rolar. Entre as Eliminatórias da África, América do Sul, Américas do Norte e Central e Caribe, Ásia e Oceania há 33 seleções que sequer tiveram o gostinho de vencer e sonhar com o Mundial da Rússia. Um destes países, contudo, ainda segue na disputa por uma vaga ao torneio mais importante da FIFA.

A Venezuela - derrotada pelo Chile em casa e de virada - amarga a lanterna da Eliminatória Sul-americana com apenas um ponto em seis partidas. Na América do Sul, as quatro primeiras seleções conquistam o direito de disputar a Copa do Mundo, enquanto a 5ª colocada fará a repescagem contra a seleção classificada pela Oceania. Hoje, o 5º colocado é a Colômbia com dez pontos.

 Venezuela perdeu de virada para o Chile e segue sem vencer na Eliminatória Sul-americana!Carlos Parra / ANFPVenezuela perdeu de virada para o Chile e segue sem vencer na Eliminatória Sul-americana!
Se a seleção sul-americana ainda pode sair desta ingrata lista, outras 32 seleções já não têm mais chances de vencer nas Eliminatórias ou se classificar à Copa do Mundo. Só a África eliminou 15 seleções sem sequer um triunfo. Entre estas seleções há Angola, Somália e Togo. A Eliminatória da CONCACAF tem dez países sem vitória. A Ásia, por sua vez, encerrou a Segunda Fase nesta terça-feira. Ao longo de todos estes caminhos, seis seleções ficaram sem vitória.

Enquanto isso, só Tonga não venceu na Eliminatória da Oceania, a única competição que não dá vaga direta ao Mundial. Na América do Sul, também há apenas uma seleção sem vitória. Trata-se da já falada Venezuela. As Eliminatórias darão uma pausa e voltarão apenas em setembro, já com a estreia da Europa.

Até a Rússia!
Levando em conta todas as outras Eliminatórias, serão 206 seleções em busca de 31 vagas. A FIFA tem 209 seleções afiliadas, mas a Rússia, como país-sede, tem vaga garantida na Copa do Mundo 2018. Enquanto isso, o Zimbábue ignorou decisão da FIFA ao não pagar uma dívida e foi excluído das Eliminatórias. A Indonésia também está fora da disputa após a FIFA considerar que a Federação local sofreu intervenção do Governo.

Das 31 vagas abertas, 13 serão da Europa, cinco da África, quatro da América do Sul, quatro da Ásia e três da CONCACAF. As duas vagas restantes serão definidas em repescagens internacionais. O 5º colocado da América do Sul, por exemplo, brigará pela vaga com o classificado da Oceania. A Oceania, aliás, é o único continente que não tem vaga assegurada para os Mundiais. Já a outra vaga será decidida entre seleções da CONCACAF e da Ásia.

Para aqueles que têm site ou blog, saiba que vocês podem ter todas as ferramentas do Sr. Goool. Acesse a página do seu campeonato favorito e clique no ícone verde "compartilhar". Solicite o plugin do Sr. Goool e tenha todas as ferramentas em seu site ou blog. Saiba mais aqui!

Confira as seleções que não venceram nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018:

África (15)

Angola, Comores, Djibouti, Eritreia, Gâmbia, Guiné-Bissau, Lesoto, República Centro-Africana, República da Maurícia, Ruanda, Seychelles, Somália, Sudão, Sudão do Sul e Togo

América do Sul (1)

Venezuela

Américas do Norte e Central e Caribe (10)

Anguilla, Bahamas, Cuba, Guiana, Ilhas Cayman, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas, Montserrat, República Dominicana e Suriname

Ásia (6)

Bangladesh, Macau, Mongólia, Nepal, Paquistão e Sri Lanka

Oceania (1)

Tonga