Portal Eventos
Paulistão Série A1
Em 20 de março de 2016 às 01:46

Público do Corinthians no Paulistão supera média dos principais campeonatos europeus

Em pleno Estadual, Alvinegro do Parque São Jorge ostenta média superior a 30 mil loucos do bando

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O bando de loucos do Corinthians é referência no país e merece reverência diante dos números que o Sr. Goool apresentará neste domingo. Ao contar com o apoio de 31.334 pagantes, segundo maior público do Campeonato Paulista, durante a goleada, por 4 a 0, sobre o Linense, no último sábado, na Arena Corinthians, o Alvinegro do Parque São Jorge superou a média de 30 mil fãs no Estadual.

Após cinco partidas como mandante no Paulistão, o Timão ostenta média de incríveis 30.102 apaixonados e público total de 150.517 fanáticos. Para se ter uma ideia, o Palmeiras, vice-líder no ranking, tem dez mil torcedores a menos (20.305). O Corinthians não ostenta apenas o segundo melhor público do Estadual de São Paulo. O clube paulista tem as quatro maiores marcas da competição, sendo que a primeira chega a 36.378 pagantes.

No Paulistão, apenas duas vezes o Corinthians ficou com público inferior a 30 mil fãs. Mesmo assim, superou a marca de 20 mil apaixonados. Na temporada, a média do Corinthians - com jogos no Paulistão e na Libertadores - é de 33.105 loucos do bando, a maior do Brasil. Na Libertadores, esta marca supera os 40 mil pagantes (40.611).

 Paraguaio Balbuena fez seu primeiro gol e bateu continência em reverência a torcida do Corinthians!Daniel Augusto Jr. / CorinthiansParaguaio Balbuena fez seu primeiro gol e bateu continência em reverência a torcida do Corinthians!
Maior e melhor!
Para se ter uma ideia, o Corinthians foi campeão brasileiro, em 2015, com a melhor média de público do Nacional (34.150). Com a média de público do Paulistão, o time do técnico Tite ocuparia a 3ª colocação, atrás do próprio Corinthians e do Flamengo (30.963). Aliás, a média do intitulado clube de maior torcida do país - sem o Maracanã - é uma decepção em 2016. A marca não chega a cinco mil testemunhas no Cariocão (4.911) e não alcança os dez mil fãs na temporada (7.126).

A média do Corinthians no Estadual, aliás, é tão alta que supera quatro dos seis principais campeonatos europeus. A La Liga, por exemplo, tem Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid e estádios com capacidade acima de 50, 60 70 mil fãs. No geral, porém, a média do Campeonato Espanhol não passa de 28.254 pagantes, abaixo da marca corintiana. Enquanto isso, a média da Lega Serie A está em 22.313 torcedores. Já a Ligue 1, que teve definido o campeão (PSG), apresenta média de 20.565 apaixonados, contra apenas 10.478 testemunhas da Primeira Liga.

Sem falar que, levando em conta as médias de todos os clubes das seis principais competições da Europa (Bundesliga, La Liga, Lega Serie A, Ligue 1, Premier League e Primeira Liga), o Corinthians ocuparia a honrosa 31ª colocação e com a média, diga-se de passagem, apenas do Paulistão. O Timão estaria a frente, por exemplo, do Wolfsburg (29.069), um dos clubes que estão nas quartas de final da UEFA Champions League.

Bem a frente!
De volta ao reduto paulista, o Corinthians - com público superior a 30 mil alvinegros - ultrapassa a sua melhor marca dos últimos anos. Em 2013, o clube paulista fechou o Estadual com média de 23.887 pagantes. Em outras duas oportunidades, o Alvinegro do Parque São Jorge superou a marca de 20 mil fanáticos. Em 2008, o Timão conseguiu o apoio de 20.896 corintianos e, em 2009, a marca chegou 22.358 apaixonados. Nas outras oportunidades, a média ficou entre 15 e 20 mil.

Líder do Grupo D e melhor clube do Paulistão no geral com 23 pontos em dez partidas, aproveitamento de 76,7%, o Corinthians voltará a campo na quarta-feira para encarar o São Bernardo, às 21 horas, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, pela 11ª rodada da Primeira Fase. Os comandados de Tite somam sete vitórias (cinco em casa e duas fora), dois empates como visitante e uma derrota longe da torcida, além 17 gols a favor e seis contra (melhor defesa).

 Paraguaio Romero marcou dois gols e "mandou corações" para a torcida do Corinthians!Daniel Augusto Jr. / CorinthiansParaguaio Romero marcou dois gols e "mandou corações" para a torcida do Corinthians!