Portal Eventos
Notícias
Em 15 de janeiro de 2013 às 15:40

Estaduais em cinco atos: Sr. Goool traz os regulamentos da Região Sul

Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm regulamentos bem diferentes

São Paulo - O site Sr. Goool, a partir desta terça-feira, apresentará os regulamentos dos Campeonatos Estaduais 2013. Neste primeiro ato, a Região Sul estará em destaque com os Campeonatos Catarinense, Gaúcho e Paranaense. Nos dias seguintes teremos as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Apesar de estarem na mesma região, os três estaduais do Sul têm fórmulas de disputa bem diferentes uma das outras. Dos três, apenas o Gauchão separa seus clubes em grupos. O Paranaense tem pontos corridos em dois turnos. Já o Catarinense segue com um regulamento polêmico. Mesmo que um clube vença os dois turnos, ainda terá que disputar a semifinal. Em 2012, o Figueirense foi campeão do primeiro e do segundo turno, mas perdeu a final para o campeão Avaí.

Nos critérios de desempate, apenas o Campeonato Catarinense utiliza o confronto direto. Os Estaduais do Paraná e Rio Grande do Sul contam com apenas seis quesitos. Mas todos os três Estaduais colocam como último critério o sorteio, ao invés de um jogo extra.

CATARINENSE
Os dez clubes se enfrentarão em jogos de ida no primeiro turno. O campeão será o clube que somar o maior número de pontos. O mesmo acontece no returno. Ainda assim haverá semifinal. Os vencedores dos dois turnos, mais os dois melhores colocados na somatória se classificarão à próxima fase.

Caso o mesmo clube vença os dois turnos, os três melhores colocados avançarão para as semifinais. A semifinal e a final serão em dois jogos. Na semifinal, em caso de empate nos pontos e saldo de gols, o critério será a melhor campanha. Já na final, a decisão será nos pênaltis. Os dois últimos colocados no geral serão rebaixados.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto;
5 - Menor número de cartões vermelhos;
6 - Menor número de cartões amarelos;
7 - Sorteio.

GAÚCHO
Os 16 clubes serão divididos em dois grupos com oito cada. No primeiro turno, os clubes enfrentarão, em jogos de ida, os rivais do outro grupo. Classificarão para as quartas-de-final os quatro melhores colocados de cada grupo. As quartas-de-final, semifinal e final serão decididas em apenas uma partida. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

No segundo turno, os clubes enfrentarão os rivais do próprio grupo. Classificarão para as quartas-de-final os quatro melhores colocados de cada grupo. As quartas-de-final, semifinal e final serão decididas em apenas uma partida. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Se um clube vencer os dois turnos, será declarado campeão estadual. Caso contrário, os vencedores disputarão, em dois jogos, o título do Gauchão. Já os dois últimos colocados na classificação geral serão rebaixados.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Menor número de cartões vermelhos;
5 - Menor número de cartões amarelos;
6 - Sorteio.

PARANAENSE
O Campeonato Paranaense será disputado por 12 clubes e em dois turnos. No primeiro, em jogos de ida, o vencedor garantirá vaga na final do Estadual. No segundo turno, em jogos de volta, o vencedor irá para a final. Se o mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão. Caso contrário, os dois vencedores farão uma final com jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados que não tenham sede em Curitiba, vão disputar o Título do Interior. Já os dois últimos colocados na classificação geral serão rebaixados.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Menor número de cartões vermelhos;
5 - Menor número de cartões amarelos;
6 - Sorteio.