Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 30 de novembro de 2015 às 09:23

Só quatro clubes foram para a 38ª rodada na degola, mas escaparam do descenso

Figueirense, Vasco e Goiás têm mais uma chance para seguir na Série A do Brasileirão

da Redação -

São Paulo - Figueirense, Vasco e Goiás estão na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série A e não dependem apenas de suas forças para escapar do descenso. Tudo piora com o histórico dos pontos corridos. Segundo levantamento do Sr. Goool, apenas quatro vezes o clube que foi para a última rodada do Nacional na zona do medo, conseguiu fugir da Série B.

Hoje, apenas o lanterna Joinville já está rebaixado. O Goiás amarga a penúltima colocação com 38 pontos, dois a menos do que Vasco e Figueirense. Este trio luta contra a degola com Avaí, dono de 41 pontos, e Coritiba, responsável por 43 pontos. A última rodada do Brasileirão 2015 será disputada no próximo domingo.

Catarinenses, cariocas e goianos tentarão se espelhar em Ponte Preta, Goiás, Botafogo e Fluminense. Em 2003, na primeira temporada dos pontos corridos, a Ponte Preta foi para a última rodada na zona do medo. Mas a Macaca escapou do rebaixamento e viu o Fortaleza que, até então, estava no 19º lugar e a dois pontos da degola, cair para a Série B. Naquela época eram 24 clubes na Série A e apenas dois caíam.

O Goiás, em 2007, empurrou o Corinthians para o segundo escalão nacional. Antes da 38ª rodada, o Timão aparecia na 16ª colocação a um ponto da zona do medo. O Coritiba, por sua vez, caiu em 2009 após entrar na última rodada com a mesma pontuação da zona do medo. Naquela oportunidade, o Botafogo escapou do descenso.

O último clube a se livrar da queda nesta situação foi o Fluminense, em 2013. A 38ª rodada começou com o Tricolor carioca entre os quatro últimos colocados e a Portuguesa no 13º lugar com três pontos de vantagem para a zona do descenso. A Lusa acabaria rebaixada por ter escalado, de forma irregular, o meia Héverton.

Simulador!
Na última rodada, o Figueira irá receber o Fluminense em Florianópolis. Só a vitória interessa aos catarinenses. Além de vencer, o Figueirense terá que torcer por uma derrota do Coritiba ou um tropeço do Avaí. Neste cenário, o Figueirense ainda precisará se manter a frente do Vasco no saldo de gols (- 15 a - 26).

Antepenúltimo colocado com 40 pontos, o Vasco também só seguirá sonhando se vencer o Coritiba. Além de triunfar, o Gigante da Colina precisará de tropeços de Avaí e Figueirense. Ou se um destes clubes vencer, o Vasco terá que golear o Coxa por, pelo menos, oito gols de diferença.

Se a situação do Vasco já não é boa, a do Goiás é ainda pior. Só um milagre livrará o Esmeraldino da queda. Os goianos estão na penúltima colocação com 38 pontos. O Goiás precisará vencer o São Paulo em casa, além de torcer por tropeços de Vasco e Figueirense, além de uma derrota Avaí. Só este cenário livrará o Goiás da queda.

 Figueirense perdeu para o São Paulo e se complicou na briga contra o rebaixamento no Brasileirão!Rubens ChiriFigueirense perdeu para o São Paulo e se complicou na briga contra o rebaixamento no Brasileirão!
Confira os clubes que estavam na zona de rebaixamento na penúltima rodada do Brasileirão:

*Escaparam do descenso

2003

Ponte Preta* e Bahia

2004

Criciúma, Guarani, Vitória e Grêmio

2005

Coritiba, Atlético Mineiro, Paysandu e Brasiliense

2006

Ponte Preta, Fortaleza, São Caetano e Santa Cruz

2007

Goiás*, Paraná, Juventude e América de Natal

2008

Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga

2009

Botafogo*, Santo André, Náutico e Sport

2010

Vitória, Guarani, Goiás e Grêmio Prudente

2011

Atlético Paranaense, Ceará, América Mineiro e Avaí

2012

Sport, Palmeiras, Atlético Goianiense e Figueirense

2013

Vasco, Fluminense*, Ponte Preta e Náutico

2014

Vitória, Bahia, Botafogo e Criciúma

2015

Figueirense, Vasco, Goiás e Joinville