Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 28 de novembro de 2015 às 19:22

Com campanha parecida a de 2005, Santa Cruz volta a conquistar o vice na Série B

Santinha derrotou o Vitória e só ficou atrás do campeão Botafogo na atual edição da divisão

da Redação -

Pernambuco - O Santa Cruz se sagrou vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, neste sábado, ao derrotar o Vitória, por 3 a 1, pela 38ª rodada. O Santinha repete a campanha de 2005, quando havia conquistado seu último acesso à Série A do Brasileirão. Naquela oportunidade, o Tricolor ficou atrás do Grêmio, enquanto nesta temporada, o campeão foi o Botafogo.

A campanha pernambucana do vice-campeonato em 2015 teve 20 vitórias (15 em casa e cinco fora) em 38 jogos, além de sete empates (um como mandante e seis como visitante) e 11 derrotas (três diante da torcida e oito fora). Foram 63 gols marcados e 43 sofridos. O Santinha fez 67 pontos e obteve aproveitamento de 58,8%.

O Santa Cruz tinha obtido seu último acesso em 2005, um ano antes da implementação dos pontos corridos. Há dez anos, o Tricolor obteve 19 vitórias em 33 jogos, além de sete empates e sete derrotas. Foram 52 gols a favor e 34 contra. O Santinha foi vice-campeão em 2005.

Nesta temporada, a trajetória do Santa Cruz foi tortuosa na Série B. O Santinha começou muito mal e chegou a brigar contra o rebaixamento. O clube, porém, se recuperou e ganhou posições. Mas a entrada no G4 só virou realidade na 29ª rodada. Após perde e ganha, o Tricolor entrou definitivamente na zona do acesso na 34ª rodada. Foram apenas sete rodadas no G4 e o acesso confirmado.

O clube pernambucano ainda se juntou a Chapecoense e Joinville. Apenas os três clubes, até aqui, saíram da Série D do Brasileirão - última divisão nacional - e chegaram à Série A. Em 2016, Santa Cruz e Chapecoense estarão lado a lado na elite, enquanto o JEC voltará a disputar a Série B após o descenso deste ano.