Portal Eventos
Mato-grossense 1ª Divisão
Em 28 de novembro de 2015 às 11:00

Com fórmula de disputa longa, Mato-grossense terá xarás em 2016; Simulador está no Sr. Goool

CEOV e Operário, porém, estarão em grupos diferentes; Cuiabá defenderá o título

da Redação -

Mato Grosso - A edição 2016 do Campeonato Mato-grossense terá início em 31 de janeiro com cobertura total do Sr. Goool. Tabela e simulador, aliás, já estão disponíveis aos torcedores internautas. A próxima temporada do Estadual, novamente, terá fórmula de disputa longa. Outra curiosidade do Mato-grossense será a presença dos rivais CEOV (Clube Esportivo Operário Várzea-grandense) e Operário Futebol Clube Ltda.

Para se ter uma ideia de como o Estadual do Mato Grosso tem regulamento interminável, serão duas fases de grupos com jogos de ida e volta, além de mata-mata, incluindo disputa do 3º lugar. São 12 clubes no Estadual, sendo que não há nenhum representante do Estado na Série A do Brasileirão. O Luverdense disputa a Série B e o Cuiabá está na Série C.

Mas a rivalidade do próximo ano será dos Operário's. Diante de tamanha rixa, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) preferiu separar os clubes. O CEOV estará no Grupo A, enquanto o Operário jogará no Grupo B. Além do Operário, o Araguaia também conquistou o acesso na 2ª divisão. Aliás, a dupla se enfrentará logo na estreia. O atual campeão Cuiabá, por sua vez, pegará o Dom Bosco fora de casa.

 Cuiabá começará a defender o título fora de casa no Estadual Mato-grossense 2016!Cuiabá / Site OficialCuiabá começará a defender o título fora de casa no Estadual Mato-grossense 2016!
Regulamento:
Na Primeira Fase, os 12 clubes serão divididos em dois grupos com seis times cada. Dentro dos próprios grupos, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores classificados de cada grupo avançarão à próxima fase, enquanto o último colocado de cada grupo será rebaixado à 2ª divisão.

Na Segunda Fase, os oito clubes classificados serão divididos em dois grupos com quatro times cada. No Grupo C haverá o 1º e o 4º colocados do Grupo A e o 2º e o 3º colocados do Grupo B. Já o Grupo D receberá o 1º e o 4º colocados do Grupo B e o 2º e o 3º colocados do Grupo A. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores clubes estarão nas semifinais.

A semifinal, que terá confronto entre 1º colocado do Grupo C e 2º colocado do Grupo D e do outro lado da chave o 1º colocado do Grupo D e o 2º colocado do Grupo C, será disputada em partida única. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. A final e a disputada do 3º lugar, por sua vez, serão decididas em dois jogos. Em caso de empate na pontuação, o saldo de gols decidirá o campeão e o 3º colocado. Se a igualdade persistir, as decisões serão nos pênaltis.

O campeão mato-grossense terá vagas na Série D do Brasileirão 2016, Copa do Brasil 2017 e Copa Verde 2017. O vice-campeão, por sua vez, terá vaga na Copa do Brasil 2017.