Portal Eventos
Alagoano 1ª Divisão
Em 25 de novembro de 2015 às 03:39

Alagoano 2016 tem esquisitice na tabela; Simulador já está disponível no Sr. Goool

Primeira Fase terá jogos de ida e volta, mas principal clássico do Estado acontecerá apenas no "returno"

da Redação -

Alagoas - O Campeonato Alagoano 2016 começará apenas em 24 de janeiro, mas já causa estranhamento por causa de jogos fora do lugar. A Primeira Fase terá confrontos de ida e volta entre os Grupos A e B. Na teoria, o "turno" seria da 1ª a 5ª rodada, enquanto o "returno" aconteceria entre a 6ª e a 10ª rodada. Mas como todos sabemos, os Estaduais e os dirigentes gostam de aprontar com os torcedores. (Confira o regulamento e a tabela na íntegra no anexo da FAF!)

O clássico tão aguardado entre CRB e CSA não acontecerá nos jogos de ida. Mas em compensação, na volta, haverá dois confrontos. CRB e CSA se enfrentarão na 6ª rodada (com mando de campo do Azulão) e também na 9ª rodada (com mando de campo do CRB). Pelo menos é isso que prevê a tabela divulgada pela Federação Alagoana de Futebol (FAF).

Em contato com o Sr. Goool, a FAF argumentou que "o campeonato não possui dois turnos. A escolha da data foi para inserir os dois clássicos em dois domingos, para não prejudicar CSA e CRB nas rendas dos jogos".

Esquisitice à parte, o CRB é o atual campeão estadual. O Galo irá estrear em casa contra o Murici. Já a novidade da próxima temporada será o Sete de Setembro que ficou com a vaga do rebaixado CEO. O Canarinho, como o Sete de Setembro é conhecido por seus torcedores, estreará longe da torcida contra o Santa Rita.

ASA, CSA, CSE, Murici e Sete de Setembro formarão o Grupo A, enquanto o Grupo B conta com CRB, Coruripe, Ipanema, Penedense e Santa Rita.
A tabela e o simulador já estão disponíveis no Sr. Goool aos torcedores internautas.

Regulamento:
Os dez clubes, divididos em dois grupos com cinco times cada, enfrentarão os rivais do outro grupo em jogos de ida e volta. Os três melhores de cada grupo se classificarão ao Hexagonal. Os dois piores colocados de cada grupo, por outro lado, lutarão contra o descenso no Quadrangular da Permanência.

No Quadrangular da Permanência, os quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à 2ª divisão.

No Hexagonal, os jogos serão apenas de ida e os quatro melhores colocados avançarão às semifinais (1º colocado x 4º colocado e 2º colocado x 3º colocado). No mata-mata serão jogos de ida e volta. Os derrotados nas semifinais disputarão o 3º lugar. Em caso de empate na pontuação na semifinal, os critérios serão saldo de gols e melhor campanha no Hexagonal. Na decisão e na disputa do 3º lugar, em caso de empate na pontuação e nos gols, haverá prorrogação e, se persistir a igualdade, pênaltis.

Campeão, vice e 3º colocado se classificarão para a Copa do Brasil 2017. O campeão e o vice ainda terão vagas na Copa do Nordeste 2017. O campeão alagoano, desconsiderando CRB e ASA, também terá vaga na Série D do Brasileirão em 2016 e 2017.