Portal Eventos
Pan-Americano Masculino
Em 26 de julho de 2015 às 15:58

Uruguai dá o troco no México e conquista o ouro no Pan-americano após 32 anos

Esta é apenas a segunda medalha dourada do Uruguai que ainda tem o bronze de 2011

da Redação -

São Paulo - A Seleção Uruguaia, enfim, voltou a conquistar a medalha de ouro no Pan-americano. Neste domingo, os uruguaios acabaram com jejum de 32 anos ao derrotarem o México (1 a 0), em Hamilton, no Canadá, e se sagraram campeões dos Jogos de Toronto. Esta é apenas a segunda medalha dourada do Uruguai que ainda tem o bronze de 2011.

A primeira conquista da Seleção Uruguaia no Pan foi em 1983 nos Jogos de Caracas. Naquela oportunidade, o Uruguai superou Guatemala e Brasil em um triangular. Desde então, a seleção sul-americana jamais tinha disputado o ouro no Pan.

A vitória na decisão teve um sabor especial para os uruguaios. Na Primeira Fase, o Uruguai foi derrotado pelos mexicanos e só se classificou com a segunda vaga no grupo após vitórias sobre Trinidad e Tobago e Paraguai. Nas semifinais, o Uruguai carimbou o passaporte com uma virada relâmpago contra o Brasil.

A Seleção Brasileira, por sinal, acabou com o bronze nos Jogos de Toronto. O Brasil, apenas na prorrogação, derrotou o Panamá que havia perdido para o México nas semifinais. Os panamenhos seguem sem medalha ao longo de toda a história do Pan-americano.

Campeões!
No futebol masculino, a Argentina é a maior vencedora do Pan-Americano com seis medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. México e Brasil acumulam quatro ouros. O último ouro brasileiro foi em 1987.

Enquanto os mexicanos ainda têm três pratas e dois bronzes, os brasileiros aparecem com duas pratas e dois bronzes. Agora, o Uruguai acumula dois ouros, enquanto EUA e Equador ostentam um ouro cada. Os norte-americanos somam dois bronzes, um a mais do que os uruguaios.