Portal Eventos
Pan-Americano Masculino
Em 25 de julho de 2015 às 16:38

Brasil vence Panamá na prorrogação e conquista o bronze no Pan-americano

Seleção Brasileira não conquistava uma medalha desde os Jogos de 2003, em Santo Domingo

da Redação -

São Paulo - A Seleção Brasileira, neste sábado, diminuiu a decepção de ter ficado de fora da briga pelo ouro no futebol masculino do Pan-americano. O Brasil sofreu, mas na prorrogação venceu o Panamá na disputa do 3º lugar e garantiu o bronze. Os panamenhos chegaram a perder pênalti no tempo normal. Josiel Núñez abriu o marcador para os panamenhos aos 46 minutos do 1º tempo, enquanto Luciano - de pênalti - aos 29 minutos do 2º tempo empatou e Lucas Piazon e novamente Luciano - na prorrogação - viraram para a Seleção Canarinho (3 a 1).

Esta foi a primeira vez em que Brasil e Panamá estiveram na disputa do bronze. Mesmo assim, a Seleção Brasileira acumula duas medalhas de bronze. Em 1983, porém, houve um triangular e os brasileiros amargaram a lanterna atrás do campeão Uruguai e da vice Guatemala.

Com o ornamento no pescoço, o Brasil encerra jejum que já durava duas edições do Pan. Os brasileiros não conquistavam uma medalha no Pan-americano desde os Jogos de 2003, em Santo Domingo, onde ficou com a prata. Mas ainda assim, o Brasil segue na seca do ouro. A última medalha dourada foi obtida em 1987. O Panamá, por sua vez, continua sem conquistar medalhas no torneio.

A campanha do Brasil começou com a classificação na liderança do seu grupo. Foram duas vitórias contra Canadá e Peru e um empate diante do mesmo Panamá. Nas semifinais, os brasileiros perderam de virada para o Uruguai, por 2 a 1. Foram 15 gols a favor e sete contra.

Campeões!
No futebol masculino, a Argentina é a maior vencedora do Pan-Americano com seis medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. México - atual campeão - e Brasil acumulam quatro ouros. O último ouro brasileiro foi em 1987.

Enquanto os mexicanos ainda têm três pratas e dois bronzes, os brasileiros aparecem com duas pratas e um bronze. EUA, Uruguai e Equador ostentam um ouro cada. Os norte-americanos somam dois bronzes, um a mais do que os uruguaios.