Portal Eventos
Copa do Mundo Feminino
Em 02 de julho de 2015 às 09:16

Copa do Mundo Feminina terá final repetida pela primeira vez na história

EUA poderá se tornar o maior campeão mundial, enquanto Japão quer repetir a façanha da Alemanha

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - EUA e Japão voltarão a se enfrentar na final da Copa do Mundo de futebol feminino. No próximo domingo, às 20 horas (horário de Brasília), no Estádio BC Place, em Vancouver, no Canadá, as norte-americanas lutarão pelo terceiro título, enquanto as japonesas buscarão o bicampeonato mundial. Esta é a primeira vez que o Mundial feminino tem repeteco na decisão.

 De olho em recorde, EUA está pronto para mais uma final na Copa do Mundo de futebol feminino!USsoccerDe olho em recorde, EUA está pronto para mais uma final na Copa do Mundo de futebol feminino!
Na última edição do torneio, em 2011, a Seleção do Japão conquistou seu primeiro título na Copa do Mundo ao vencer os EUA, nos pênaltis, por 3 a 1. As rivais haviam empatado no tempo normal e na prorrogação, por 1 a 1. O Japão poderá igualar o feito da Alemanha, única seleção bicampeã genuinamente falando.

As alemãs, que nesta temporada disputarão o 3º lugar contra a Inglaterra, venceram as edições de 2003 e 2007. Primeiro a Alemanha passou pela Suécia e quatro ano depois superou o Brasil na decisão. Se o Japão sonha em repetir a Alemanha e entrar para a galeria dos maiores vencedores do torneio, a Seleção dos EUA tem outro objetivo.

As norte-americanas poderão se tornar as maiores vencedores da Copa do Mundo Feminina. Hoje, EUA e Alemanha somam dois títulos cada. A Seleção Norte-americana foi a primeira a dar volta olímpica no Mundial. Em 1991, os EUA bateram a Noruega. Oito ano depois, a vítima foi a China. Na história dos Mundiais há ainda a final entre Noruega e Alemanha, em 1995. As norueguesas, naquela oportunidade, ficaram com o título.

A Seleção dos EUA chega à final com aproveitamento de 88,9%. Invictas, as norte-americanas acumulam cinco vitórias e apenas um empate, além de nove gols a favor e só um contra (melhor defesa). Após passar por Austrália, Suécia e Nigéria na Primeira Fase, os EUA superaram Colômbia, China e Alemanha no mata-mata.

O Japão, por sua vez, bateu Camarões, Suíça e Equador na fase de grupos e despachou Holanda, Austrália e Inglaterra no mata-mata. As atuais campeãs têm aproveitamento de 100%. São seis vitórias em seis jogos, além de nove tentos a favor e três contra.

Confira as finais da Copa do Mundo de futebol feminino:

*Campeões à esquerda

1991
EUA x Noruega

1995
Noruega x Alemanha

1999
EUA x China

2003
Alemanha x Suécia

2007
Alemanha x Brasil

2011
Japão x EUA

2015
EUA x Japão (em disputa)