Portal Eventos
Notícias
Em 02 de março de 2013 às 16:09

Diferentes e diversos critérios para as rodadas duplas dos Campeonatos Estaduais

Sr. Goool leva em conta todos esses detalhes em seus levantamentos sobre público e renda

da Redação -

Maranhão - Alguns Campeonatos Estaduais costumam realizar rodadas duplas para cortar gastos, encher as arquibancadas e até mesmo por falta de estádio regularizado. Mas nem sempre as rendas são divididas entre os clubes mandantes. Cada Federação adota um sistema em seu Estadual. Há até rodada dupla em competições diferentes.

O Confiança empatou com o Sousa, por 2 a 2, pela quarta rodada da Copa do Nordeste logo após o Socorrense perder para o Estanciano, por 2 a 1, pela quinta rodada do Campeonato Sergipano. Nesse caso, os gastos da partida no Estádio Batistão, em Aracaju, assim como a renda e o público de 4.559 pagantes, ficaram com o Confiança.

No Sergipe, o clube mandante da principal partida fica responsável por tudo. O mesmo aconteceu na terceira rodada do Estadual. Na oportunidade, o Socorrense venceu, por 1 a 0, o River Plate na preliminar. No duelo de fundo, o Sergipe passou pelo Boca Junior (3 a 1) e arcou com os gastos da partida, assim como abocanhou a renda dos 1.234 pagantes.

A mesma situação ocorreu na primeira rodada da Taça Guanabara no Campeonato Carioca. O Resende empatou com o Madureira, por 1 a 1, mas foi o Boavista que se responsabilizou por tudo no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. A derrota do mandante para o Vasco, por 3 a 0, foi vista por 3.827 pagantes.

Igual!
A Copa do Nordeste, por sua vez, optou pelo jeito tradicional. Ceará e Fortaleza reinauguraram o Estádio do Castelão e cada um pagou sua parte, assim como recebeu a metade da renda líquida dos 33.249 pagantes. Em campo, porém, os rivais decepcionaram. O Ceará perdeu para o Bahia, por 1 a 1, enquanto o Leão não saiu do zero diante do Sport.

Já no Campeonato Maranhense, a situação é bem explicada e tem diversos cenários. Diz o § 5º do Art. 29 "Em caso de jogos entre clubes da mesma cidade ou na decisão extra, após serem descontadas as despesas legais, técnicas e operacionais da renda bruta dos jogos, a divisão da renda líquida será efetuada conforme se segue:

a) 60% (sessenta por cento) para o vencedor;

b) 40% (quarenta por cento) para o perdedor do jogo;

c) 50% (cinquenta por cento) para cada clube, em caso de empate;

d) em caso de rodada dupla, entre 02 (duas) equipes de São Luís se confrontando com 02 (duas) equipes do interior após serem deduzidas as despesas legais, técnicas e operacionais da renda dos jogos, a divisão da renda líquida dar-se-á com 50% (cinqu enta por cento) para cada clube de São Luís;

e) em caso de rodada dupla, entre 03 (três) equipes de São Luís e 01 (uma) equipe do interior, as 02 (duas) equipes locais que se enfrentarem receberão 70% (setenta por cento) da renda líquida e a equipe local que enfrentar a do interior receberá 30% (trinta por cento) da renda líquida".

O Sr. Goool leva em conta todos esses detalhes em seus levantamentos sobre público e renda. Para acompanhar as médias e o total, basta escolher o campeonato e ter acesso aos dados por partida, rodada, fase e campeonato.