Portal Eventos
Gaúcho 1ª Divisão
Em 02 de março de 2013 às 07:50

À la mascote Zebrão Alviazul, Esportivo quer superar campanha de 1979

Esportivo e Internacional brigarão por uma vaga na decisão do Campeonato Gaúcho neste domingo

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Sul - O Clube Esportivo Bento Gonçalves é a grande surpresa do Campeonato Gaúcho. Semifinalista, o Esportivo vai encarar o Internacional, neste domingo, às 16 horas, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, por uma vaga na decisão da Taça Piratini.

 Zebra azul quer passear no Gauchão!
Fundado em 28 de agosto de 1919, o clube da cidade de Bento Gonçalves quer superar a campanha de 1979, quando foi vice-campeão estadual. O Esportivo também já faturou o Título do Interior em seis oportunidades (1970, 1971, 1976, 1979, 1982 e 1987). A última grande conquista do clube foi a Copa FGF, em 2004.

Após terminar na quarta colocação do Grupo B e eliminar a Lajeadense, nos pênaltis, nas quartas-de-final, o Esportivo quer fazer jus a seu mascote, "Zebrão Alviazul". A história da zebra azul é bem interessante e explicada no site oficial do Esportivo:

"Em 2008, a direção do Clube Esportivo abriu um concurso aos torcedores para eleger um mascote para a equipe. As opções eram águia, azulão, leão da montanha e Baco: o deus do vinho. Mais tarde, foi incluída a zebra a pedido da torcida, que acabou vencendo o concurso com a obra feita por Adriano Segatto.

A origem da ligação da zebra com o Clube Esportivo surgiu quando ninguém chegou aos 13 pontos no primeiro teste da Loteria Esportiva, no dia 19 de abril de 1970. Naquela ocasião, o Esportivo ganhou do Grêmio por 1 a 0 no jogo disputado em Bento Gonçalves. O resultado inesperado foi considerado a “zebra” da loteria".

Se já conseguiu derrubar o Grêmio, o Esportivo sonha em repetir a dose com o rival Internacional. Os dois clubes não se enfrentaram na temporada 2013 porque dividiram o mesmo grupo. A campanha como visitante do Esportivo tem três vitórias, um empate e uma derrota. O Inter, por sua vez, ostenta três triunfos e dois empates como mandante.

Em relação ao público pagante, o Internacional também leva vantagem sobre o rival do interior. Mesmo com o Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, fechado para reformas, o Colorado apresenta média de 5.329 pagantes - a segunda melhor do Gauchão. Por outro lado, o Esportivo amarga a nona colocação, com apenas 441 pagantes.