Portal Eventos
MLS
Em 02 de junho de 2015 às 10:28

MLS supera média de pagantes do Brasileirão e tem dez públicos melhores do que a Série A

Lanterna do ranking de público da MLS estaria no Top 10 na lista de pagantes do Brasileirão

da Redação -

São Paulo - O futebol norte-americano não tem tanta tradição como o brasileiro. Mas isso não tem pesado em nada no quesito lotação de estádio. A MLS (Major League Soccer) - principal competição dos EUA e do Canadá - ganha com sobras do Campeonato Brasileiro da Série A fora das quatro linhas. Segundo levantamento do Sr. Goool, a MLS apresenta média de 20.844 pagantes e público total de 2.667.976 torcedores.

O Brasileirão 2014 foi encerrado com pouco mais de 16 mil apaixonados. A média atual, porém, é ainda pior. Em 40 jogos, a Série A acumula média modesta de 13.351 fãs e público total inferior a 500 mil apaixonados (480.626). Mas não é só na média de público que a principal competição do Brasil leva "olé" dos norte-americanos.

O Palmeiras foi derrotado pelo Goiás, por 1 a 0, diante de 37.337 pagantes. Este é o maior público do Brasileirão 2015. O problema é que a MLS tem dez públicos melhores do que o recorde da Série A. O público mais alto da competição dos EUA e do Canadá é de 62.510 fanáticos no duelo entre Orlando City - clube recém-criado - e New York City.

Entre estes dez públicos maiores do que o recorde do Brasileirão, seis superaram a marca de 40 mil torcedores. Outro ponto que coloca a MLS na frente da Série A é a média dos clubes. Seattle Sounders e Orlando City ganham do Palmeiras, recordista de público no futebol brasileiro. O Seattle Sounders ostenta média de 40.125 fãs, enquanto o Orlando City aparece com média de 36.587 torcedores. Já o Verdão aparece acumula média de 33.059 apaixonados.

 Seattle Sounders detém a melhor média de pagantes do ranking de público da MLS!
No Brasileirão, só 11 dos 20 clubes superam a média de dez mil pagantes. Na MLS, por sua vez, todos os 20 clubes não só superam a marca de dez mil apaixonados como o lanterna tem média de 14.188 fanáticos. O D.C. United, se estivesse no Brasileirão, seria Top 10. Com sua média de 14.188 pagantes, o D.C. United ocuparia a 7ª colocação da Série A - a frente, por exemplo, do atual bicampeão Cruzeiro.

Regulamento:
Os 20 clubes serão divididos em Conferência Leste e Conferência Oeste. Os clubes enfrentarão os rivais da outra Conferência em jogos apenas de ida. Dentro da própria Conferência, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Alguns clubes ficarão frente a frente por três vezes, totalizando 34 jogos. O clube que somar o maior número de pontos na classificação geral será o campeão da Supporters' Shield e terá vaga garantida na CONCACAF Champions League e no mata-mata da MLS Cup.

Dentro das Conferências, o outro líder - que não foi campeão da Supporters' Shield - também terá vaga na CONCACAF Champions League, assim como presença garantida no mata-mata da MLS Cup.

Os vices da Leste e Oeste estarão garantidos no mata-mata da MLS Cup. Já o 3º, 4º, 5º e 6º colocados da Leste e Oeste se enfrentarão em mata-mata dentro da Conferência em busca das últimas duas vagas da MLS Cup. O 3º colocado pegará o 6º colocado, enquanto 4º e 5º colocados farão o outro duelo.

Definidos os classificados no playoff, os clubes enfrentarão o líder e o vice-líder. Em partida única, o vencedor da Conferência Leste irá pegar o vencedor da Conferência Oeste pelo título da MLS 2015. O campeão terá vaga na CONCACAF Champions League.