Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 23 de maio de 2015 às 17:00

Cruzeiro e Inter poderão fazer a quinta semifinal brasileira na "nova" Libertadores

Raposa já esteve envolvida em um duelo brasuca e conseguir avançar no mata-mata

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - Cruzeiro e Internacional estão a um jogo das semifinais da Libertadores e a uma partida de se enfrentarem na penúltima fase do mata-mata. Mesmo em lados opostos do chaveamento, o regulamento do torneio sul-americano prevê o enfrentamento de dois clubes do mesmo país nas semifinais. A CONMEBOL criou esta regra para tentar evitar finais com clubes da mesma nacionalidade. Caso isso aconteça, a Libertadores - segundo levantamento do Sr. Goool - terá sua quinta semifinal verde e amarela desde que adotou o atual formato, em 2005.

 Cruzeiro venceu o River Plate na Argentina e está a um empate das semifinais da Libertadores 2015!
Hoje, a Raposa está mais próxima das semifinais do que o rival Colorado. O Cruzeiro, na última quinta-feira, venceu o River Plate, por 1 a 0, na Argentina. Na próxima semana, o clube mineiro precisará apenas de um empate, em casa, para carimbar o passaporte. Já o Inter foi derrotado, por 1 a 0, pelo Santa Fe, na Colômbia. No Beira-Rio, os gaúchos precisarão triunfar por dois ou mais gols de diferença.

A temporada 2012 recebeu a última semifinal brasuca. Naquela oportunidade, o Corinthians eliminou o Santos antes de fazer história e se sagrar campeão pela primeira vez do torneio mais importante da América do Sul. Dois anos antes, o Internacional despachou o São Paulo nas semifinais e garantiu seu segundo título na Libertadores ao superar o Chivas Guadalajara, do México.

Mas a história de confrontos brasileiros não começou nada bem nesta nova fase da Libertadores. O Grêmio, por exemplo, superou o Santos, em 2007, mas amargou o vice diante do Boca Juniors. Nesta oportunidade, o chaveamento sofreu alteração, uma vez que os duelos das semifinais não previam o encontro entre gaúchos e paulistas.

Dois anos mais tarde, o Cruzeiro derrotou o Grêmio nas semifinais. Na decisão, porém, a Raposa sucumbiu, em casa, e diante do Estudiantes. Esta, aliás, foi a última vez em que o Cruzeiro esteve na semifinal. Pelo menos, o clube mineiro tem uma boa lembrança contra o River Plate. Em seu primeiro título, em 1976, o Cruzeiro foi campeão justamente em cima dos argentinos.

Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

Confira as semifinais brasileiras na "nova" Libertadores:

*Finalistas

2007

Grêmio* 2 x 0 Santos
Santos 3 x 1 Grêmio

2009

Cruzeiro* 3 x 1 Grêmio
Grêmio 2 x 2 Cruzeiro

2010

Internacional* 1 x 0 São Paulo
São Paulo 2 x 1 Internacional

2012

Santos 0 x 1 Corinthians*
Corinthians 1 x 1 Santos