Portal Eventos
Paulistão Série A2
Em 03 de maio de 2015 às 12:10

Novato e velhos conhecidos conquistam acesso à elite do Paulistão

Ferroviária foi o destaque da Série A2 e, além do acesso, também ficou com o título

da Redação -

São Paulo - Ferroviária - campeã -, Novorizontino, Oeste e Água Santa estão na elite do Campeonato Paulista. O quarteto garantiu o acesso na Série A2 e pegou as vagas dos rebaixados Penapolense, Portuguesa, Bragantino e Marília. A lista dos acessos têm clubes velhos conhecidos dos torcedores de São Paulo e também um novato.

 Ferroviária estava fora da elite desde 1996 e, agora, volta com direito a título na Série A2!
A Ferrinha foi a grande sensação da Série A2. O clube de Araraquara estava fora da elite desde 1996. A Ferroviária não só conquistou o acesso, como ainda abocanhou o título da A2. O time grená disputará pela 41ª vez a Série A1 do Paulistão. A Ferroviária subiu com aproveitamento de 77,2%. A Locomotiva andou nos trilhos e conseguiu 14 vitórias (nove em casa e cinco fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e só três derrotas longe da torcida, além 36 gols a favor e 12 contra.

O Novorizontino é outro clube conhecido do interior paulista. O Tigre, vice-campeão paulista em 1990, chegou a fechar as portas, se levantou e voltou com tudo em 2010. Assim como a Ferrinha, o Novorizontino caiu em 1996 e, agora, fará sua 12ª participação na elite. O Tigre de Novo Horizonte conquistou o acesso com 11 vitórias (sete em casa e quatro fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e cinco derrotas (uma diante da torcida e quatro fora), além de 32 gols a favor e 23 contra. Aproveitamento de 63,2%.

Outro velho conhecido que está de volta à elite estadual é o Oeste. O clube de Itápolis fez o tradicional bate e volta. O Oeste disputará pela oitava vez a Série A1 do Paulistão. O acesso foi obtido com dez triunfos (seis em casa e quatro fora), seis empates (dois como mandante e quatro como visitante) e três derrotas (duas diante da torcida e uma fora), além de 29 tentos a favor e 21 contra.

A novidade é o Água Santa. Fundado em 27 de outubro de 1981, o Esporte Clube Água Santa disputará, pela primeira vez, a principal divisão do Estadual de São Paulo. Detalhe: o Água Santa disputou torneios amadores até 2011. Na sequência obteve acessos na Segundona Paulista (última divisão estadual) em 2013, na Série A3 em 2014 e, agora, na Série A2.

O clube de Diadema subiu com 11 vitórias (seis em casa e cinco fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e seis derrotas (duas diante da torcida e quatro fora), além de 37 gols a favor e 22 contra.

Enquanto isso, do outro lado da classificação, Comercial, Matonense, Catanduvense e Guaratinguetá amargaram o rebaixamento e terão que disputar a Série A3 Paulista (equivalente a 3ª divisão).