Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 23 de abril de 2015 às 16:18

Na "nova" Libertadores, São Paulo se torna ímã de rivais brasileiros nas oitavas de final

Em seu quinto confronto contra brasucas, Tricolor pegará o Cruzeiro em 2015

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O São Paulo, de 2005 para cá, enfrentará pela quinta vez um rival brasileiro nas oitavas de final da Libertadores, segundo levantamento do Sr. Goool. Vice-líder no Grupo 2, intitulado Grupo da Morte, o Tricolor paulista somou 12 pontos e terá pela frente o Cruzeiro, líder do Grupo 3. Por enquanto, os confrontos brasucas envolvendo o São Paulo estão equilibrados.

 São Paulo tem duelo equilibrado com clubes brasileiros nas oitavas de final da Libertadores!
Mas a última recordação do torcedor tricolor não é nada boa. Em 2013, na mesma situação - tendo que decidir fora de casa -, o São Paulo pegou o Atlético Mineiro e acabou eliminado ainda nas oitavas de final. Já em 2007, o confronto foi com o Grêmio que levou a melhor e seguiu adiante no torneio mais importante da América do Sul.

As boas lembranças do São Paulo são contra o Palmeiras. Em 2005 e 2006, o Tricolor paulista enfrentou e eliminou o rival alviverde. O São Paulo, porém, não é o único que atrai brasileiros nas oitavas de final. Os clubes brasileiros, quase sempre em sua maioria, chegam ao mata-mata do torneio sul-americano. E em praticamente todas as oportunidades, a Libertadores é palco para confrontos entre brasucas já no primeiro mata-mata.

De 2005 para cá, quando a Libertadores adotou o atual formato, só em 2008, 2011 e 2014 não houve duelo verde e amarelo nas oitavas de final. Entre as exceções, a temporada passada também foi responsável pelo menor número de clubes brasileiros nas oitavas de final. Apenas Grêmio, Atlético Mineiro e Cruzeiro conseguiram passar da fase de grupos. Em 2008 e 2011 foram cinco clubes no mata-mata, sendo que o Santos seria campeão há sete anos.

Em 2009, a Libertadores presenciou o embate entre Palmeiras e Sport nas oitavas de final. Após perder duas vezes para o São Paulo, o Verdão superou os pernambucanos. Enquanto isso, o Corinthians foi eliminado pelo Flamengo nas oitavas de final de 2010. Por fim, em 2012, o Fluminense passou pelo Internacional.

Na atual temporada, se o São Paulo vai pegar o Cruzeiro. O Atlético Mineiro - vice-líder do Grupo 1 - enfrentará o Internacional, líder do Grupo 4. O outro brasileiro nas oitavas de final da Libertadores é o Corinthians. Líder do Grupo 2, o Timão terá pela frente o Guaraní, do Paraguai. Entre os 16 clubes que seguem na briga pelo título, dez já foram campeões - Atlético Mineiro, Atlético Nacional-COL, Boca Juniors-ARG, Corinthians, Cruzeiro, Estudiantes-ARG, Internacional, Racing-ARG, River Plate-ARG e São Paulo.

Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.