Portal Eventos
Carioca Série A
Em 20 de abril de 2015 às 08:22

Botafogo e Vasco voltam a duelar na final do Cariocão após 18 temporadas

Glorioso leva grande vantagem sobre o Gigante da Colina nas decisões do Estadual

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - Botafogo e Vasco, a partir do próximo domingo, começarão a decidir o título do Campeonato Carioca 2015. Os rivais não ficavam frente a frente na decisão do Estadual do Rio de Janeiro há 18 temporadas. Na atual edição, o Glorioso passou pelo Fluminense, enquanto o Vasco despachou o Flamengo. O Botafogo, por ter melhor campanha, terá o direito de jogar por dois resultados iguais.

 Vasco eliminou o Flamengo, chegou à final e, agora, quer encerrar jejum de títulos no Cariocão!
E historicamente, o Botafogo costuma se dar bem em cima do Vasco. Na última decisão entre os rivais, por exemplo, o Fogão ficou com o título. E a situação era bem parecida como a de atualmente. O Vasco abriu a final com vitória, por 1 a 0. Mas o Bota devolveu o placar e deu a volta olímpica.

Esta será a décima vez em que os rivais ficarão nas duas primeiras colocações do Estadual Carioca. A vantagem é ampla do Botafogo. O Glorioso terminou o Cariocão a frente do Vasco em 1930, 1935 - este pela Federação Metropolitana de Desportos (FMD) -, 1948, 1961 - nesta oportunidade, o Vasco teve a mesma campanha do que o Flamengo e os dois foram vice-campeões -, 1968, 1990 e 1997. O Vasco, por sua vez, só superou o Fogão em 1945 e 1947.

Em relação a títulos, porém, o Gigante da Colina é melhor do que o rival alvinegro. São 22 títulos vascaínos contra 20 conquistas botafoguenses. O problema é que o Vasco - atual vice-campeão estadual - não fatura o título do Cariocão desde 2003. O Botafogo, por outro lado, foi campeão em 2013. No século XXI, o Fogão tem oito finais - contando 2015 - e três títulos.

Dono da melhor campanha da Primeira Fase, o Botafogo chega à final com aproveitamento de 76,5% e 100% como mandante. São 12 vitórias (nove em casa e três fora), três empates como visitante e duas derrotas longe da torcida, além de 34 gols a favor (melhor ataque) e 12 contra. O Vasco também tem aproveitamento animador (72,5%). Neste período, o Gigante da Colina acumulou 11 triunfos (seis em casa e cinco fora), quatro empates (três como mandante e um como visitante) e duas derrotas fora dos seus domínios, além de 32 tentos a favor e 13 contra.