Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 17 de abril de 2015 às 17:01

Nove clubes das Séries A, B e C do Brasileirão já foram eliminados na Copa do Brasil

Maioria dos eliminados é do terceiro escalão nacional, enquanto Séries A e B têm um clube cada

da Redação -

São Paulo - A Copa do Brasil conta com clubes de todos os Estados e gosta de celebrar "zebras". De acordo com o levantamento do Sr. Goool, nove clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro foram eliminados ainda na Primeira Fase da Copa do Brasil. O Joinville, nesta lista, é o único que disputará a elite nacional. O JEC caiu diante do Ituano, atual campeão paulista.

De 2013 para cá, quando o torneio nacional adotou a atual fórmula com 86 clubes, o Joinville foi o sexto clube do Brasileirão eliminado na fase inicial. Náutico e Portuguesa caíram em 2013, enquanto Criciúma, Goiás e Vitória foram eliminados na temporada passada.

A Série B também tem papel mínimo nesta tragédia. Só o Boa Esporte foi expurgado do "atalho" para a Libertadores. O clube mineiro perdeu, nos pênaltis, para o Moto Club. Enquanto isso, sete clubes da Série C já deram "adeus" a Copa do Brasil em 2015. Brasil, Londrina e Botafogo foram eliminados por rivais da Série A.

O rubro-negro gaúcho perdeu para o Flamengo. A queda do Londrina, atual campeão paranaense, foi diante do Santos. O Botafogo, por sua vez, caiu diante do xará carioca. Todos estes clubes disputaram as partidas de ida e volta. Enquanto isso, o Confiança perdeu para o Ceará, um dos representantes da Série B.

 Um dos eliminados da Série C, Confiança caiu diante do Ceará, clube da Série B!
Já as quedas de Icasa, Caxias e Madureira foram para clubes que não estão nas três principais divisões do Brasileirão. O Icasa foi atropelado pelo Independente, do Pará. O Caxias também foi engolido pelo paulista Capivariano. O Madureira, por sua vez, deu trabalho, mas caiu diante do paranaense Maringá.

Atlético Goianiense e Paraná, ambos da Série B, ainda decidirão a vaga para a Segunda Fase. O Dragão, que empatou no jogo de ida, por 1 a 1, em Alagoas, enfrentará o Coruripe, enquanto o Tricolor paranaense pegará o Jacuipense. Na ida, o Paraná venceu, pro 1 a 0, na Bahia.

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com oito títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo e Corinthians. O Palmeiras aparece com dois títulos. Já Atlético Mineiro - atual campeão -, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.

Regulamento:
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.

Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Fluminense - melhor colocado no Brasileirão abaixo dos clubes da Libertadores.