Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 17 de abril de 2015 às 10:02

Boca Juniors é o segundo clube na "nova" Libertadores a ter 100% na fase de grupos

Além dos hermanos, apenas o Santos venceu todos os jogos da Segunda Fase no torneio sul-americano

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Boca Juniors conquistou uma façanha e tanto ao superar o Palestino, por 2 a 0, na última quinta-feira, no encerramento do Grupo 5 da Libertadores. Os hermanos, de acordo com o levantamento do Sr. Goool, se tornaram apenas o segundo clube a fechar a fase de grupos com aproveitamento de 100% desde que o torneio adotou o atual formato em 2005. O primeiro foi o Santos em 2007.

 Boca Juniors venceu todos os jogos da Segunda Fase e igualou façanha do Santos na Libertadores!
É verdade que o Boca caiu em um grupo tranquilo, mas ainda assim o feito merece aplausos. O clube argentino superou o Palestino, tanto em casa como fora, por 2 a 0. O lanterna Zamora apanhou de 5 a 0 na La Bombonera e de 5 a 1 na Venezuela. Já o Montevideo Wanderers, que se classificou na vice-liderança, perdeu de 2 a 1 na Argentina e de 3 a 0 no Uruguai.

Além das seis vitórias em seis jogos, o Boca Juniors anotou 19 gols a favor (melhor ataque) e dois contra. Só Boca, Corinthians, Huracán, Tigres e Universitario seguem invictos no torneio mais importante da Libertadores. Ao terminar a fase de grupos com 100%, o Boca igualou o Santos, mas ainda terá um longo caminho para superar o Peixe.

Há oito anos, o Santos chegou às semifinais da Libertadores. Antes do mata-mata, porém, os brasileiros bateram Defensor Sporting-URU (1 a 0 e 2 a 0), Gimnasia-ARG (3 a 0 e 2 a 1) e Deportivo Pasto-COL (3 a 0 e 1 a 0). Foram 12 tentos a favor e só um contra. Até ser eliminado pelo Grêmio nas semifinais, o Santos passou por Caracas-VEN e América-MEX.

Dono da melhor campanha da Segunda Fase, o Boca Juniors pegará o pior segundo colocado entre os classificados. E este duelo, já confirmado, será contra o eterno rival River Plate. O adversário do Boca se classificou na vice-liderança do Grupo 6 com sete pontos tendo a pior campanha entre os segundos colocados, independentemente, dos próximos resultados no torneio sul-americano.

Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final.

Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.