Portal Eventos
Goiano 1ª Divisão
Em 31 de janeiro de 2015 às 03:37

Atlético Goianiense defenderá retrospecto positivo dos campeões na estreia do Goianão

Desde 2010, o campeão não estreia com derrota na temporada seguinte ao título

da Redação -

Goiás - O Atlético Goianiense tem a seu lado um histórico positivo para começar a defesa do título do Campeonato Goiano com o pé direito. O Estadual terá início neste sábado, mas o Dragão voará pelos gramados goianos só no domingo. Desde 2010, o campeão não estreia com derrota na temporada seguinte ao título, segundo levantamento do Sr. Goool.

O último a pisar na bola foi o Goiás. Maior campeão do Estado - dono de 24 títulos -, o Esmeraldino deu mancada um ano após o título em 2009. Na estreia do Estadual 2010, o Goiás - fora de casa - caiu diante do CRAC, por 1 a 0. Mas desde aquela edição nenhum outro campeão foi surpreendido no primeiro desafio de sua defesa de título.

Bicampeão em 2010 e 2011, o Atlético Goianiense fez bonito nas temporadas seguintes ao título. Em 2011, o Rubro-negro contou com o apoio do torcedor para superar o Santa Helena, por 3 a 2. Já em 2012, a vítima foi o Rio Verde. Mesmo fora de casa, o Atlético superou o rival, por 4 a 2.

Depois da dobradinha rubro-negra foi a vez do bicampeonato esmeraldino. O Goiás venceu o Estadual em 2012 e 2013 e garantiu um bom início nas edições subsequentes aos títulos. Em 2013, o Goiás fez o dever de casa contra o Itumbiara (2 a 0). Na temporada passada, por sua vez, o clube de Goiânia passou pelo Anapolina, em Anápolis, por 1 a 0.

 Derrotado nas últimas duas estreias, Atlético conta com retrospecto positivo dos campeões para dar a volta por cima no Estadual!
Mas apesar do retrospecto positivo dos últimos campeões estaduais, o Atlético Goianiense precisa tomar cuidado. O Dragão foi derrotado em suas duas últimas estreias. Em 2013, o algoz foi o Goianésia (3 a 1). Já em 2014, o Atlético perdeu para o Aparecidense (2 a 1). Estes dois jogos foram fora de casa.

Na atual edição do Estadual, o Atlético também estreará longe do seu torcedor. O Dragão enfrentará o Anapolina, em Anápolis. Ainda no domingo, às 17 horas, o Goianão terá o confronto entre Aparecidense e Itumbiara. O Caldas Novas, que subiu de divisão, receberá o CRAC. Enquanto isso, o Goianésia ficará frente a frente com o Grêmio Anápolis. No sábado, às 19h30, o Goiás abrirá a temporada diante do Trindade.

O Sr. Goool acompanhará todas estas competições com tabela, chaveamento, classificação interativa, estatísticas, ranking de público e renda, além de simulador. Sem falar em matérias com curiosidades e muito mais. Acompanhe tudo no Sr. Goool e fique bem informado!

Regulamento:

Os dez clubes foram separados em dois grupos com cinco times cada. No 1º turno, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em jogos de ida. No 2º turno, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em jogos de volta. Por fim, no 3º turno, os clubes jogarão contra os rivais do próprio grupo em jogos apenas de ida.

O líder dos dois grupos se classificará para o mata-mata, assim como os dois melhores colocados independentemente do grupo. Os dois últimos colocados no geral, por outro lado, serão rebaixados para a 2ª divisão.

A semifinal e a final serão em jogos de ida e volta. Na semifinal, a vantagem será dos líderes da Primeira Fase. Na final, a vantagem será do clube que tiver a melhor campanha somando a fase de grupos e a semifinal.