Portal Eventos
Sergipano Série A-1
Em 24 de janeiro de 2015 às 17:04

Boca Júnior poderá ser o 4º campeão da Série A-2 a vencer a elite sergipana

Apenas três clubes já venceram as duas principais divisões do Sergipe no espaço de uma temporada

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Sergipe - O Boca Júnior tentará se tornar, em 2015, o quarto campeão da Série A-2 do Campeonato Sergipano a conquistar o título da Série A-1 na temporada seguinte ao acesso. Mas a missão do xará do clube argentino não será nada fácil. Para começar, o Boca Júnior fará sua estreia no Estadual 2015 diante do Confiança, justamente o atual campeão sergipano. O duelo será no Estádio Sabino Ribeiro, em Aracaju, no próximo domingo, às 17 horas (horário de Brasília).

 Aual campeão da Série A-2, Boca Júnior tentará feito inédito na Série A-1 do Sergipano!
Em um Hexagonal na temporada passada, o Boca Júnior conquistou o maior número de pontos e garantiu o título e o acesso na Série A-2 do Sergipano. O Boquinhense conseguiu a segunda vaga, mas o clube teve a sua estreia - contra o Socorrense - adiada. O Dorense entrou com recurso contra o Boquinhense que, supostamente, teria escalado jogadores de forma irregular. Mesmo já tendo ganho duas vezes na Justiça, o Boquinhense corre o risco de perder o acesso. Neste caso, o Dorense ficaria com a vaga.

De volta ao Boca Júnior, o clube da cidade de Estância tentará repetir as façanhas do River Plate, do América e do Pirambu. Apenas estes três clubes foram campeões da divisão do acesso e da elite estadual no espaço de uma temporada. O último feito aconteceu com o River Plate. Em 2009, o clube de Carmópolis garantiu o título da divisão de acesso em cima do Riachuelo.

Animado com a conquista, o River Plate entrou com tudo no Sergipano da Série A-1 e desbancou os rivais, levando a conquista em um quadrangular. Como se não bastasse, o River Plate também foi bicampeão estadual em 2011. Até hoje, estes são os dois únicos títulos do clube na elite. O River, porém, está fora do Estadual 2015.

Em 2006, o América superou o São Cristóvão e abocanhou o título da Série A-2. Sem perder tempo, o clube também fez questão de levar para casa o título da Série A-1. Melhor, a conquista foi pelo quadrangular e ainda em cima dos maiores campeões do Estado - Confiança, Sergipe e Itabaiana. O América, porém, é outro campeão ausente na atual temporada do Sergipano.

Mas a honra de ser o primeiro campeão em dose dupla é do Pirambu, que também está fora do Estadual 2015. O Pirambu levou o título da Série A-2 em cima do Amadense, em 2005. Na temporada seguinte, com o Estadual sendo disputado em pontos corridos, o Pirambu fez a alegria do torcedor e deu a volta olímpica.

Agora, a missão está com o Boca Júnior. Além desta responsabilidade, o Boca ainda tentará acabar com o bom retrospecto dos campeões da elite. Desde 2008, o campeão sergipano não sabe o que é derrota na temporada seguinte ao título. O último vencedor que perdeu na estreia foi o América, em 2008, derrotado pelo Sergipe, por 3 a 0.

Neste domingo, além de Confiança e Boca Júnior, o Estanciano enfrentará o Coritiba. O Itabaiana, por sua vez, receberá o Sergipe. Já o Amadense ficará frente a frente com o Lagarto. O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes dos Estaduais 2015.

Regulamento:
Os dez clubes foram divididos em dois grupos com cinco clubes cada. Os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão para o Quadrangular. O lanterna de cada grupo, por outro lado, será rebaixado para a Série A2.

No Quadrangular, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados farão a final em duas partidas. O campeão sergipano terá vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil 2016, além de presença na Série D 2015. Enquanto isso, o vice-campeão disputará a Copa do Nordeste e Copa do Brasil 2016.