Portal Eventos
Goiano 1ª Divisão
Em 07 de janeiro de 2015 às 04:25

Maioria no Goianão, interior tentará encerrar jejum e até colocar novo campeão na galeria

Hoje, são apenas cinco títulos e quatro campeões do interior no Estadual de Goiás

da Redação -

Goiás - Atlético Goianiense e Goiás serão os únicos clubes da capital Goiânia no Campeonato Goiano 2015. Apesar da superioridade na quantidade de representantes, o interior tentará encerrar jejum de títulos no Estadual e até mesmo colocar um novo vencedor na galeria de conquistas. Hoje, são apenas cinco títulos e quatro campeões do interior no Goianão.

CRAC e Itumbiara já deram a volta olímpica e estarão no Estadual 2015. O último título do interior no Estadual foi do Itumbiara na longínqua temporada de 2008. O CRAC, por sua vez, não conquista um título desde 2004. Além da dupla, Goiatuba e Anápolis também foram campeões, mas não disputarão a 1ª divisão.

Grêmio Anápolis, Trindade, Anapolina, Aparecidense, Caldas Novas e Goianésia, que estarão no Estadual, tentarão o primeiro título. Todos estes clubes são do interior. Pelos lados da capital, o Atlético Goianiense - atual campeão estadual - acumula 13 conquistas.

O rival Goiás, por sua vez, é o maior vencedor do Estado com 24 títulos. O último foi obtido em 2013. A capital ainda perdeu o Vila Nova na temporada passada. Segundo maior vencedor do Estado com 15 conquistas, o Vila foi rebaixado para a 2ª divisão.

 Maior campeão do Estado, Goiás tentará voltar a conquistar o Campeonato Goiano em 2015!
Marcado para começar em 1º de fevereiro, o Estadual Goiano terá o confronto do Atlético Goianiense contra a Anapolina, em Anápolis. O Goiás, por sua vez, receberá o Trindade. Já a Aparecidense ficará frente a frente com o Itumbiara. Enquanto isso, o Caldas Novas, que conquistou o acesso, pegará o CRAC. Por fim, o Goianésia receberá o Grêmio Anápolis.

Regulamento:

Os dez clubes foram separados em dois grupos com cinco times cada. No 1º turno, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em jogos de ida. No 2º turno, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em jogos de volta. Por fim, no 3º turno, os clubes jogarão contra os rivais do próprio grupo em jogos apenas de ida.

O líder dos dois grupos se classificará para o mata-mata, assim como os dois melhores colocados independentemente do grupo. Os dois últimos colocados no geral, por outro lado, serão rebaixados para a 2ª divisão.

A semifinal e a final serão em jogos de ida e volta. Na semifinal, a vantagem será dos líderes da Primeira Fase. Na final, a vantagem será do clube que tiver a melhor campanha somando a fase de grupos e a semifinal.