Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 08 de dezembro de 2014 às 09:23

Cruzeiro tem o melhor aproveitamento entre os campeões das Séries A, B, C e D

Só o clube mineiro - na campanha do bi nacional - superou o desempenho de 70%

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - O Cruzeiro disputou a divisão mais importante e mais difícil do Brasil, mas não decepcionou. A Raposa, além do bicampeonato, ainda fechou a temporada com o melhor aproveitamento entre os campeões das Séries A, B, C e D do Brasileirão, como mostrará o Sr. Goool nesta segunda-feira. Cruzeiro e Joinville realizaram 38 jogos, nas Séries A e B, o Macaé atuou 24 vezes na Série C e o Tombense jogou em 16 oportunidades na Série D.

A campanha do Cruzeiro teve aproveitamento de 70,2%. Ao todo foram 24 vitórias (15 em casa e nove fora) - recorde na edição 2014 -, oito empates (dois como mandante e seis como visitante) e apenas seis derrotas (duas diante da torcida e quatro fora) - menor número do Brasileirão -, além de 67 gols a favor (melhor ataque) e 38 contra. A Raposa liderou a Série A por 33 rodada consecutivas. O Cruzeiro assumiu a ponta na 6ª rodada e não largou mais. (Confira a página exclusiva do campeão Cruzeiro no Sr. Goool!)

O Joinville também foi o recordista no 1º lugar da Série B, mas nem chegou próximo da façanha do Cruzeiro. O JEC esteve no topo por 13 vezes. A campanha do título tricolor contou com 21 vitórias (14 em casa e sete fora), sete empates (quatro como mandante e três como visitante) e dez derrotas (uma diante da torcida e nove fora). Aproveitamento de 61,4%. O clube catarinense ainda anotou 54 gols (33 em casa e 21 fora) e sofreu só 33 (nove como mandante e 24 como visitante) - melhor defesa. (Confira a página exclusiva do campeão Joinville no Sr. Goool!)

Apesar dos números animadores, o Joinville ficou no 3º lugar do ranking dos campeões. A vice-liderança foi do Tombense. O clube mineiro conquistou a Série D com aproveitamento de 66,7%. O Tombense foi campeão com nove vitórias (sete em casa e duas fora), cinco empates (um como mandante e quatro como visitante) e apenas duas derrotas longe da torcida. O clube da cidade de Tombos fez 23 gols e sofreu dez. (Confira a página exclusiva do campeão Tombense no Sr. Goool!)

Entre os campeões, o pior desempenho foi do Macaé na Série C. O título do Macaé teve oito vitórias (seis em casa e duas fora), dez empates (quatro como mandantes e seis como visitantes) e seis derrotas (duas diante da torcida e quatro fora). Aproveitamento de apenas 47,2%. O clube fluminense ainda anotou 24 gols e sofreu 22 tentos. (Confira a página exclusiva do campeão Macaé no Sr. Goool!)

Joinville, Macaé e Tombense conquistaram títulos inéditos. Do trio, apenas o JEC já havia ganho um torneio nacional. Em 2011, o Tricolor foi campeão da Série C. Já o Cruzeiro abocanhou seu quarto título brasileiro, o segundo consecutivo. Parabéns a todos os campeões. Comemorem muito, afinal, 2015 está ai e novos desafios virão.