Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 29 de novembro de 2014 às 18:20

Avaí supera rivais, conquista acesso na Série B e volta para a Série A após três anos

Leão catarinense se junta a Joinville, Ponte Preta e Vasco que já haviam conquistado o acesso

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Santa Catarina - O Avaí entrou na última rodada da Série B apenas como o terceiro postulante ao acesso. Mas Boa Esporte e Atlético Goianiense não tiveram competência e o Leão abocanhou o acesso à elite do Brasileirão, neste sábado, ao derrotar o Vasco, por 1 a 0, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Joinville - campeão -, Ponte Preta e o próprio Vasco já haviam conquistado o acesso na Série B. (Confira a página exclusiva do Avaí no Sr. Goool!)

O Avaí esteve na Série A, pela última vez, na temporada 2011. Nos últimos três anos, o clube se limitou a disputar a Série B e ainda viu os acessos dos rivais Criciúma, Figueirense e Chapecoense. Sem falar no título do Joinville em 2014. Agora, a festa está completa.

 Avaí supera rivais e volta para a Série A após três anos na Série B!
Santa Catarina terá, na Série A 2015, Figueirense, Joinville e Avaí. A Chapecoense está bem próxima de se manter na elite. Enquanto isso, o Criciúma já teve seu rebaixamento confirmado. Se conseguir colocar quatro clubes na Série A, Santa Catarina alcançará seu segundo melhor desempenho na elite.

Na longínqua temporada de 1979, o Brasileirão contou com 94 clubes, entre eles Joinville, Figueirense, Criciúma, Avaí e Chapecoense. Mas o quinteto não foi muito bem dentro das quatro linhas. A melhor colocação foi do JEC no 29º lugar.

O acesso do Avaí foi obtido com 18 vitórias (dez em casa e oito fora), oito empates (quatro como mandante e quatro como visitante) e 12 derrotas (cinco diante da torcida e sete fora), além de 47 gols a favor e 40 contra.

Acessos!
O Estado de São Paulo é o recordista de acessos nos pontos corridos. Os paulistas já subiram nove vezes. O melhor desempenho aconteceu em 2008, quando Corinthians, Santo André e Grêmio Barueri conquistaram o acesso. Além do Corinthians, Portuguesa (2011) e Palmeiras (2013) também foram campeões da Série B. Santa Catarina, que já tinha subido o Joinville em 2014, tem sete acessos.

Outro Estado que costuma se dar bem é Pernambuco. Mas a variedade não é muito grande em relação aos clubes. Náutico e Sport foram responsáveis pelos cinco acessos pernambucanos na Série B de pontos corridos - vantagem rubro-negra, por 3 a 2. Enquanto isso, mineiros, paranaenses e baianos somam três acessos cada. Atlético Mineiro (2006) e Coritiba (2007 e 2010) já foram campeões.

O Estado de Goiás e, agora, o Rio de Janeiro, têm dois acessos cada. O Goiás foi campeão em 2012, enquanto o Vasco faturou o título em 2009. Por fim, Rio Grande do Norte e Ceará subiram uma vez cada para a Série A.