Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 17 de novembro de 2014 às 17:04

Tombense conquista título com o terceiro pior aproveitamento da Série D

Clube de Tombos só está a frente dos campeões São Raimundo e Guarany

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - O Tombense fez história ao conquistar o inédito título do Campeonato Brasileiro da Série D. O clube mineiro mostrou a força de Minas Gerais em mais uma competição. Mas ainda assim, o aproveitamento do Tombense deixou a desejar em comparação com os outros campeões da última divisão nacional, como mostrará o Sr. Goool nesta segunda-feira.

O Tombense foi campeão com nove vitórias (sete em casa e duas fora), cinco empates (um como mandante e quatro como visitante) e apenas duas derrotas longe da torcida. Aproveitamento de 66,7%. O clube mineiro fez 23 gols e sofreu dez. Este é o terceiro pior aproveitamento entre os campeões da Série D.

O clube de Tombos só está a frente de São Raimundo e Guarany. Paraenses e cearenses deram a volta olímpica com aproveitamento de 58,3%. Enquanto o São Raimundo teve oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas, o Guarany fechou a competição com sete triunfos, sete empates e dois tropeços. Por causa do número de triunfos, o Guarany tem a pior campanha entre todos os vencedores da última divisão nacional.

Primeiro campeão mineiro da Série D, o Tupi teve desempenho levemente superior ao Tombense. O clube de Juiz de Fora venceu a competição com dez vitórias, três empates e três derrotas. Aproveitamento de 68,8%. Os dois melhores desempenhos, porém, são do Nordeste.

No ano passado, o Botafogo foi campeão com aproveitamento de 72,9%. O clube paraibano venceu 11 vezes, empatou duas e perdeu só três. Ainda assim, o Belo está atrás do recordista Sampaio Corrêa. O clube maranhense foi campeão invicto - 11 triunfos e cinco empates. Aproveitamento exemplar de 79,2%.

Além do campeão Tombense, Brasil-RS, Confiança-SE e Londrina-PR também conquistaram o acesso na Série D. A edição 2014 da última divisão nacional foi encerrada com 200 jogos - 93 vitórias dos mandantes, 51 triunfos dos visitantes e 56 empates. Ainda aconteceram 515 gols, sendo 302 dos donos da casa e 213 dos visitantes. Média de 2,58 tentos por partida.