Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 20 de outubro de 2014 às 04:30

Sem rumo, Portuguesa alcança marca negativa na Série B e pode quebrar recorde de 1972

Derrota para a Ponte Preta foi a 11ª âncora lusa jogada ao mar com destino a Série C

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A nau da Portuguesa está sem rumo na Série B do Campeonato Brasileiro. Ou melhor, a embarcação lusa tem direção, mas é para o fundo do mar - neste caso, conhecida como Série C. A derrota para a Ponte Preta, por 3 a 0, na última sexta-feira, foi mais uma âncora para afundar o navio rubro-verde. O tropeço foi o 11º seguido na Série B - recorde absoluto na competição para a Lusa, como mostrará o Sr. Goool nesta segunda-feira. (Confira a página exclusiva da Portuguesa no Sr. Goool!)

 Sem vencer há 11 jogos, Portuguesa poderá ser rebaixada pela primeira vez à Série C do Brasileirão!
A última vitória da Portuguesa na Série B foi no longínquo 26 de agosto, pela 19ª rodada, quando bateu, por 2 a 1, o Vila Nova - seu companheiro de tempestades em alto mar. De lá para cá foram sete derrotas e quatro empates. A Lusa só não esteve na zona de rebaixamento na 12ª rodada. O clube paulista ainda assumiu - definitivamente - a lanterna na 28ª rodada.

Em 30 rodadas - restam apenas mais oito -, a Portuguesa somou 21 pontos e está a 14 do primeiro rival fora da zona do descenso. São apenas três vitórias (duas em casa e uma fora), 12 empates (seis como mandante e seis como visitante) e 15 derrotas (sete diante da torcida e oito fora), além de 24 gols a favor e 46 contra.

Como se já não bastassem todas estas adversidades, a Portuguesa ainda poderá superar um recorde negativo de toda a sua história. Em 1972, a Lusa acumulou 12 partidas sem uma única vitória no Brasileirão. Foram sete derrotas e cinco empates. Este é o recorde absoluto da Lusa juntando todas as edições das Séries A e B.

Caso não vença o Paraná na próxima terça-feira, às 19h30, em Curitiba, pela 31ª rodada, a Lusa igualará a marca negativa de 42 anos atrás. O Sr. Goool ainda levantou outros jejuns como os dez jogos sem vitórias em 1974. A Portuguesa também ficou oito partidas sem sorrir no Brasileirão de 1976, 1991, 1992 e, recentemente, em 2012. É... resta saber se haverá um capitão na barca rubro-verde.

A tripulação - mais por paixão do que razão - ainda agoniza no convés. Um ano após a queda na Série A, a Portuguesa ostenta média de apenas 1.160 pagantes - o pior desempenho entre os 20 clubes da Série B. Em 15 jogos, a Portuguesa conseguiu embarcar míseros 17.405 tripulantes. O melhor desempenho aconteceu no confronto luso contra o Vasco (2.888).

Confira a série negativa da Portuguesa na Série B:




PORTUGUESA1 x 2
Joinville
Santa Cruz
1 x 0
PORTUGUESA
PORTUGUESA1 x 3
Bragantino
PORTUGUESA1 x 1
Boa Esporte
América de Natal
1 x 1
PORTUGUESA
PORTUGUESA0 x 0
Náutico
Atlético Goianiense
2 x 1
PORTUGUESA
Sampaio Corrêa
0 x 0
PORTUGUESA
PORTUGUESA0 x 1
Vasco
América Mineiro
3 x 1
PORTUGUESA
PORTUGUESA0 x 3
Ponte Preta