Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 14 de outubro de 2014 às 05:19

Copa do Brasil poderá ter mais uma vez dois clubes de um mesmo Estado nas semifinais

Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo contam com dois clubes cada nas quartas de final

da Redação -

São Paulo - A Copa do Brasil, com participantes de 26 Estados, além do Distrito Federal, tem em seu charme a diversidade. Mas sempre há aqueles Estados que se destacam e as dobradinhas nas semifinais têm aparecido no torneio nacional. Em 2014 há grandes chances da Copa do Brasil contar com - ao menos - dois clubes de um mesmo Estado nas semifinais. (Clique na imagem abaixo e simule o mata-mata da Copa do Brasil no Simulador Sr. Goool!)

Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo contam com dois clubes cada nas quartas de final, fato que aumenta as chances de algum Estado conquistar a sonhada dobradinha nas semifinais. Atlético e Cruzeiro representam os mineiros, enquanto Botafogo e Flamengo vestem a camisa dos cariocas. Já ABC e América são potiguares. Por fim, Corinthians e Santos lutarão pelos paulistas.

Criada em 1989, a Copa do Brasil teve sua primeira dobradinha de Estados apenas em 1993. Naquela oportunidade, Vasco e Flamengo defenderam o Rio de Janeiro. Mas a dupla sucumbiu diante de Cruzeiro e Grêmio, respectivamente. Dois anos depois, o cenário se repetiu. Flamengo e Vasco foram eliminados, respectivamente, por Grêmio e Corinthians.

Em 1997, a má sorte da dobradinha de Estados atingiu São Paulo. Palmeiras e Corinthians caíram diante de Flamengo e Grêmio, respectivamente. No ano seguinte, enfim, o primeiro título. São Paulo voltou a colocar dois clubes nas semifinais. E desta vez, os rivais ficaram frente a frente. Melhor para o Palmeiras que eliminou o Santos e ainda se sagrou campeão da Copa do Brasil.

Primeira vez...
O Rio Grande do Sul entrou para o hall em 1999. Juventude e Internacional se enfrentaram nas semifinais. O clube de Caxias do Sul levou a melhor e ainda deu a volta olímpica no torneio. Em 2000, as semifinais tiveram paulistas contra mineiros. O São Paulo eliminou o Atlético Mineiro, enquanto o campeão Cruzeiro passou pelo Santos.

No ano seguinte, o Corinthians superou a Ponte Preta, mas perdeu a final para o Grêmio. Situação diferente em 2002, quando o mesmo Corinthians eliminou o São Paulo nas semifinais e depois abocanhou o título. Em 2006, um fato inédito. O Rio de Janeiro colocou três clubes nas semifinais. Tal façanha ainda não foi repetida por nenhum Estado.

Inédito!
O Flamengo passou pelo Ipatinga, enquanto o Vasco eliminou o Fluminense. Desde a criação do torneio nacional, apenas nesta vez a decisão da Copa do Brasil contou com dois clubes do mesmo estado. O Flamengo venceu o Vasco nas duas partidas e abocanhou o título e a vaga para a Libertadores da temporada seguinte.

Em 2007, o Rio de Janeiro voltou a ser protagonista da Copa do Brasil. É verdade que o Botafogo caiu diante do Figueirense, mas o Fluminense eliminou o Brasiliense e, depois, foi campeão nacional. Já em 2008, Botafogo e Vasco foram eliminados, respectivamente, por Corinthians e Sport. Por fim, em 2012, o Palmeiras eliminou o Grêmio e foi campeão em cima do Coritiba, que passou pelo São Paulo nas semifinais.

Na atual temporada, o Botafogo enfrentará o Santos, em São Paulo, após ter perdido o jogo de ida, por 3 a 2. O vencedor deste confronto pegará Cruzeiro ou ABC. O Mais Querido, após perder na ida, por 1 a 0, receberá a Raposa, nesta quarta-feira, em Natal.

Do outro lado da chave, o Flamengo bateu o América de Natal, por 1 a 0, e agora jogará no Maracanã. O classificado deste embate terá pela frente Corinthians ou Atlético Mineiro. Em São Paulo, o Timão venceu, por 2 a 0. O jogo de volta será no Mineirão.

 Atlético Mineiro e Corinthians decidirão uma das vagas para as semifinais da Copa do Brasil na quarta-feira!
Campeões!
Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. Logo atrás, com três conquistas cada, aparecem Flamengo - atual campeão - e Corinthians. O Palmeiras ostenta dois títulos, enquanto Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um cada.

Em relação aos títulos por estados, o recordista é São Paulo com oito. O Rio Grande do Sul tem seis conquistas, uma a mais do que o Rio de Janeiro. Já Minas Gerais aparece com quatro títulos, contra um de Pernambuco e outro de Santa Catarina.