Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 05 de outubro de 2014 às 03:36

Rebaixado, Treze confirma mau momento vivido pela Paraíba no futebol nacional

Clubes paraibanos estão de férias e voltarão a campo apenas na temporada 2015

da Redação -

Paraíba - O rebaixamento do Treze na Série C do Campeonato Brasileiro confirmou o mau momento vivido pela Paraíba no futebol nacional. A reviravolta no futebol paraibano é surpreendente, uma vez que o Estado encantou o país na temporada passada. Mas agora, a realidade é outra e bastante cruel para com os torcedores da Paraíba. Além da queda do Treze, o Botafogo não conseguiu se classificar na mesma Série C e o Campinense ficou fora do mata-mata da Série D.

No último sábado, o Treze até fez seu papel ao meter 3 a 0 no Salgueiro, mas com a derrota do rival Botafogo para o Águia, por 2 a 1, o Galo acabou na penúltima colocação do Grupo A com 19 pontos. O time paraense do Águia escapou do descenso com 20 pontos. O Treze foi rebaixado com aproveitamento de apenas 35,2%.

Em 19 partidas, o clube paraibano venceu só quatro vezes e todas em casa. Ainda aconteceram sete empates (quatro como mandante e três como visitante) e sete derrotas (uma em casa e seis fora), além de 19 gols a favor e 25 contra. Além do Treze - segundo clube paraibano degolado na Série C -, CRAC, São Caetano e Duque de Caxias também caíram para a Série D.

Ao todo, 17 Estados já tiveram clubes degolados na "nova" Série C. Nesta temporada, o Duque de Caxias - rebaixado no Grupo B - colocou o Rio de Janeiro na tal lista negra. Mas o recordista segue sendo São Paulo com quatro quedas (Marília, Santo André, Grêmio Barueri e São Caetano). Minas Gerais (Tupi e Betim), Rio Grande do Norte (Alecrim e Baraúnas), Rio Grande do Sul (Juventude e Brasil), Distrito Federal (Gama e Brasiliense) e Paraíba (Campinense e Treze) têm dois rebaixamentos cada.

Os outros clubes que amargaram o descenso são Sampaio Corrêa-MA, Confiança-SE, Mixto-MT, Marcílio Dias-SC, São Raimundo-PA, Araguaína-TO, Salgueiro-PE, Guarany-CE, Rio Branco-AC, Duque de Caxias-RJ e CRAC-GO.

Paraíba!
A temporada 2014 tinha tudo para ser de afirmação para a Paraíba, mas foi um desastre dentro das quatro linhas. Para começar, Treze e Botafogo foram eliminados ainda na Primeira Fase da Copa do Nordeste. Detalhe: os representantes paraibanos amargaram a lanterna em seus grupos.

Na Série C, o Botafogo ficou 17 rodadas no G4 do Grupo A, mas no último jogo não conseguiu a classificação. O Belo perdeu para o Águia e viu Fortaleza, CRB, Salgueiro e Paysandu carimbarem o passaporte no grupo. Já o Campinense deu adeus à Série D com a segunda pior campanha do Grupo A3.

Tudo isso acontece um ano após a temporada maravilhosa dos clubes paraibanos. O Campinense se tornou o primeiro campeão do Estado na Copa do Nordeste. A Raposa abocanhou o Nordestão 2013. Meses depois, foi a vez do Botafogo fazer história. O Belo garantiu o inédito título da Série D. Agora, só resta a preparação para 2015.

Confira os clubes rebaixados na Série C do Brasileirão:

2009 (Sampaio Corrêa-MA, Confiança-SE, Mixto-MT e Marcílio Dias-SC)

2010 (São Raimundo-PA, Alecrim-RN, Gama-DF e Juventude-RS)

2011 (Araguaína-TO, Campinense-PB, Marília-SP e Brasil-RS)

2012 (Salgueiro-PE, Guarany-CE, Santo André-SP e Tupi-MG)

2013 (Brasiliense-DF, Baraúnas-RN, Rio Branco-AC, Betim-MG e Grêmio Barueri-SP)

2014 (Duque de Caxias-RJ, CRAC-GO, São Caetano-SP e Treze-PB)