Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 14 de setembro de 2014 às 10:46

Rio de Janeiro é o 16º Estado com clube rebaixado na "nova" Série C do Brasileirão

Estado de São Paulo, porém, é o recordista de quedas para a última divisão nacional

da Redação -

Rio de Janeiro - O Duque de Caxias foi o primeiro clube rebaixado na Série C do Campeonato Brasileiro em 2014. E o Rio de Janeiro se tornou o 16º Estado com clube degolado à Série D desde que o Nacional passou a ter quatro divisões, em 2009. No último sábado, o clube fluminense perdeu para o Guarani, por 1 a 0, e amargou a queda com três rodadas de antecedência.

Nestes cinco anos, o Estado de São Paulo (Marília, Santo André e Grêmio Barueri) foi o responsável pelo maior número de quedas na Série C. Minas Gerais (Tupi e Betim), Rio Grande do Norte (Alecrim e Baraúnas), Rio Grande do Sul (Juventude e Brasil) e Distrito Federal (Gama e Brasiliense) têm dois rebaixamentos cada.

Os outros clubes que amargaram o descenso são Sampaio Corrêa-MA, Confiança-SE, Mixto-MT e Marcílio Dias-SC, São Raimundo-PA, Araguaína-TO, Campinense-PB, Salgueiro-PE, Guarany-CE e Rio Branco-AC. No ano passado foram cinco quedas.

Queda anunciada!
O descenso do Duque de Caxias foi confirmado com aproveitamento de apenas 15,6%. Em 15 jogos, o Duque ostenta apenas uma vitória. O lanterna do Grupo B ainda tem quatro empates (três em casa e um fora) e dez derrotas (quatro como mandante e seis como visitante).

O Duque de Caxias fez apenas sete gols (pior ataque) e sofreu 24 (pior defesa). Sem falar que o Duque de Caxias é o clube que menos venceu e o que mais perdeu dentre os 20 representantes do terceiro escalão nacional.

Para piorar ainda mais, o Duque de Caxias tem a segunda menor média de público da Série C. Em sete jogos como mandante, o clube do Rio ostenta média de apenas 217 pagantes, superando apenas o Madureira com 212. O público total do Duque de Caxias chega a 1.517 pagantes. Resta saber se este será o último capítulo do Duque na Série C.

Confira os clubes rebaixados na Série C do Brasileirão:

2009 (Sampaio Corrêa-MA, Confiança-SE, Mixto-MT e Marcílio Dias-SC)

2010 (São Raimundo-PA, Alecrim-RN, Gama-DF e Juventude-RS)

2011 (Araguaína-TO, Campinense-PB, Marília-SP e Brasil-RS)

2012 (Salgueiro-PE, Guarany-CE, Santo André-SP e Tupi-MG)

2013 (Brasiliense-DF, Baraúnas-RN, Rio Branco-AC, Betim-MG e Grêmio Barueri-SP)

2014 (Duque de Caxias-RJ)