Portal Eventos
Copa do Mundo Masculino
Em 26 de junho de 2014 às 20:43

Com Argélia e Nigéria nas oitavas-de-final, África faz história na Copa do Mundo

Em caso de classificação, as seleções se enfrentarão nas quartas-de-final

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Argélia e Nigéria fizeram história na Copa do Mundo 2014. Pela primeira vez, em 20 edições, a África contará com duas seleções nas oitavas-de-final. O continente africano iniciou o Mundial do Brasil com cinco seleções, mas Costa do Marfim, Gana e Camarões ficaram pelo meio do caminho. Esta também foi a primeira vez que a Argélia passou de fase na Copa.

A Nigéria enfrentará a França, na segunda-feira, às 13 horas, no Mané Garrincha, em Brasília. No mesmo dia, mas às 17 horas, a Argélia vai encarar a Alemanha no Beira-Rio, em Porto Alegre. Em caso de classificação, as seleções se enfrentarão nas quartas-de-final.

 Nigéria garantiu a vaga para as oitavas-de-final com a vice-liderança do Grupo F na Copa do Mundo!
Completada a primeira missão na Copa, a África tentará dar mais um passo inédito em Mundiais. Jamais uma seleção do continente avançou às semifinais. Até o Mundial do Brasil, Camarões é a seleção africana com mais participações em Copas (7). A Nigéria soma cinco, uma a mais do que Argélia, Marrocos e Tunísia. África do Sul, Gana e Costa do Marfim têm três cada. Por fim, Angola, República Democrática do Congo (antigo Zaire), Senegal, Togo e Egito estiveram apenas em um Mundial cada.

Histórico!
Se o Egito foi a primeira seleção da África a participar da Copa, o Marrocos foi o primeiro africano a se garantir no mata-mata. Em 1986, no México, os marroquinos se classificaram na liderança do Grupo F que ainda contava com Inglaterra, Polônia e Portugal. Nas oitavas-de-final, porém, Marrocos foi eliminado pela Alemanha Ocidental.

A partir deste feito, a África teve praticamente lugar cativo no mata-mata das Copas do Mundo. A Seleção de Camarões, por exemplo, chegou até as quartas-de-final do Mundial de 1990, quando foi eliminada na prorrogação pela Inglaterra. Quatro anos depois, a Nigéria alcançou as oitavas-de-final, assim como na Copa do Mundo de 1998.

Já em 2002, a sensação africana foi Senegal que aguentou até as quartas-de-final, quando caiu diante da Turquia na prorrogação. Nas últimas duas Copas do Mundo, porém, Gana deu as caras. Em 2006, o Brasil foi o algoz de Gana nas oitavas-de-final. Na Copa da África do Sul, a Seleção Ganesa deu mais um passo e só saiu nas quartas-de-final em disputa de pênaltis com o Uruguai.