Portal Eventos
Notícias
Em 15 de junho de 2014 às 12:05

Classificação pré-Copa em 2010 não foi definitiva para G4 e degolas nas Série A e B

De 16 clubes envolvidos, sete se mantiveram no G4 ou no acesso após o Mundial da África

da Redação -

São Paulo - Os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro não precisam se preocupar com a classificação pré-Copa do Mundo. Pelo menos, o desempenho dos clubes antes do Mundial 2010 não foi fiel a classificação final das duas principais divisões do Nacional. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, dois clubes conseguiram se manter no G4 na Série A e um não escapou do rebaixamento. Na Série B, dois confirmaram o acesso e dois amargaram o descenso.

Antes da Copa do Mundo na África do Sul, Corinthians, Ceará, Fluminense e Santos estavam no G4, sendo que o Guarani aparecia na 5ª colocação, mas dentro da zona da Libertadores por causa da vaga do Peixe conseguida com o título da Copa do Brasil. Mas apenas Corinthians e Fluminense se mantiveram no G4 após as 38 rodadas do Brasileirão.

O Timão, líder da Série A na 7ª rodada, porém, caiu para o 3º lugar. O Fluminense, por sua vez, fez o caminho inverso. O Tricolor carioca deixou a 3ª colocação para o título nacional. Enquanto isso, na zona de rebaixamento só o Grêmio Prudente não obteve êxito na luta contra o descenso.

Atlético Mineiro, Vasco e Atlético Goianiense, que estavam ameaçados pela degola após sete rodadas, conseguiram escapar da Série B, enquanto Vitória, Guarani e Goiás entraram na zona de rebaixamento e caíram para o segundo escalão nacional.

Hoje, Cruzeiro (19), Fluminense (16), Corinthians (16) e São Paulo (16) ocupam as quatro primeiras colocações no Brasileirão após nove rodadas. Mas tudo indica que a Série A terá mudanças. Até o Atlético Paranaense, 12º colocado, a diferença para o G4 é de só três pontos. Na zona de rebaixamento, o Brasileirão tem Coritiba (7), Vitória (7), Flamengo (7) e Figueirense (4).

Série B!
Na Série B 2010, a classificação final foi fiel com Coritiba e América Mineiro que conquistaram o acesso. Paraná, então líder, e Náutico não conseguiram se manter no G4 e perderam a chance de conquistar o acesso em ano de Copa do Mundo. Figueirense e Bahia ficaram com as vagas restantes do G4.

Na zona de rebaixamento, a situação foi parecida com duas degolas confirmadas. América de Natal e Ipatinga estavam na degola antes da Copa e terminaram a Série B rebaixados. Duque de Caxias e Vila Nova, por outro lado, conseguiram escapar do descenso. Já o pós-Copa não fez bem a Brasiliense e Santo André - rebaixados após as 38 rodadas.

Hoje, Ceará (21), Joinville (20), Luverdense (18) e América Mineiro (17) estão na zona do acesso. Do 10º colocado ao G4, a diferença é de apenas três pontos. Na parte inferior da tabela, Paraná (9), Portuguesa (9), Boa Esporte (8) e Vila Nova (2) estão na zona de rebaixamento. Façam suas apostas...