Portal Eventos
Copa do Mundo Masculino
Em 29 de maio de 2014 às 04:28

Oito seleções atuarão no palco da final durante a fase de grupos da Copa do Mundo

Brasil só jogará no Maraca se chegar à final, enquanto a Argentina terá o prazer de estrear o estádio

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - A Seleção Brasileira só terá o prazer de atuar no "novo" Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, caso seja finalista da Copa do Mundo. Até lá, oito seleções, ao menos, jogarão no palco da final do Mundial 2014. Ao longo da Primeira Fase, quatro jogos acontecerão no Maraca, único estádio que esteve na Copa de 50 e, agora, repete a façanha em 2014.

E quis o destino que o maior rival do Brasil estreasse o Maracanã na Copa do Mundo. A Seleção da Argentina enfrentará a novata Bósnia-Herzegóvina em 15 de junho, às 19 horas, pelo Grupo F. Este será o primeiro jogo do Maracanã no Mundial do Brasil.

 Além da fase de grupos, Maracanã ainda receberá jogos das oitavas-de-final, quartas-de-final e da grande decisão!
Vizinho do país verde e amarelo, o Chile também terá a honra de pisar no Maraca antes do anfitrião. Os chilenos vão encarar a Espanha, atual campeã, em 18 de junho, às 16 horas, pelo Grupo B. Os classificados deste grupo enfrentarão os classificados do grupo do Brasil que também conta com Croácia, Camarões e México.

A Bélgica, considerada por muitos como a seleção que pode surpreender ao longo do torneio, vai atuar no Maracanã em 22 de junho, às 13 horas, contra a Rússia pelo Grupo H. Três dias depois, às 17 horas, Equador e França, pelo Grupo E, encerrarão a participação do Maracanã na fase de grupos.

O estádio do Rio de Janeiro ainda receberá jogos das oitavas-de-final, quartas-de-final e, lógico, da grande decisão em 13 de julho. O primeiro duelo de mata-mata no Maracanã será entre o líder do Grupo C (Colômbia, Costa do Marfim, Grécia ou Japão) contra o vice-líder do Grupo D - conhecido como Grupo da Morte - (Costa Rica, Inglaterra, Itália ou Uruguai).

Até o início da Copa e durante o Mundial, o Sr. Goool buscará sempre pautas novas, com curiosidades e estatísticas. Também vamos acompanhar de perto o maior torneio de futebol do mundo. Fique com o Sr. Goool que vocês vão se dar bem.

Seleções!
O Mundial 2014 terá cinco seleções da África (Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia), seis da América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai), quatro da CONCACAF (EUA, Costa Rica, Honduras e México), 13 da Europa (Itália, Holanda, Alemanha, Suíça, Bélgica, Bósnia-Herzegóvina, Espanha, Inglaterra, Rússia, Grécia, Croácia, Portugal e França) e quatro da Ásia (Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália - é da Oceania, mas disputa as Eliminatórias Asiáticas).

Todos!
A Copa do Mundo terá, pela 9ª vez, todos os campeões mundiais em uma mesma edição. Em 2014, o Brasil - maior vencedor do torneio - receberá, Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha. Essas oito seleções, ao menos uma vez, já venceram a Copa do Mundo.

Campeões!

A Seleção Brasileira é a maior vencedora da Copa do Mundo com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). Com uma conquista a menos aparece a Seleção Italiana (1934, 1938, 1982 e 2006). Já a Alemanha ostenta três títulos (1954, 1974 e 1990). Argentinos (1978 e 1986) e uruguaios (1930 e 1950) venceram o Mundial em duas oportunidades cada. Enquanto isso, a Seleção Espanhola - atual campeã - puxa a fila das seleções com um título que ainda tem França (1998) e Inglaterra (1966).

Retornos!
Das 32 seleções que estiveram na última Copa do Mundo na África do Sul, apenas oito não estarão no Brasil. A África é uma delas, assim como Paraguai, Coreia do Norte, Nova Zelândia, Eslovênia, Dinamarca, Eslováquia e Sérvia. Enquanto isso, dez das 13 seleções que estiveram na Copa de 1950 no Brasil voltarão ao país. Suécia, Paraguai e Bolívia serão as ausências. Brasil, país-sede, Espanha, Suíça, Itália, Inglaterra, Chile, EUA, México, Uruguai e Croácia que, em 1950, esteve sob a batuta da Iugoslávia, estarão em solo brasileiro.

Regulamento:
Divididas em oito grupos com quatro países cada, as Seleções enfrentarão os rivais do próprio grupo. As duas melhores de cada grupo se classificarão para as oitavas-de-final. No mata-mata até a grande decisão, em caso de empate, terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.