Portal Eventos
UEFA Champions League
Em 04 de maio de 2014 às 06:15

Finalistas, rivais de Madrid têm trunfos para conquistarem a UEFA Champions League

Se o Real Madrid tem mais vitórias e o melhor ataque, o Atlético chega à final como o único invicto

da Redação -

São Paulo - O Sr. Goool acompanha a UEFA Champions League desde o Playoff final. De lá para cá foram 144 partidas com 70 vitórias dos mandantes, 47 triunfos dos visitantes e apenas 27 empates. O torneio mais importante da Europa ainda contabilizou 420 gols, sendo 234 dos donos da casa e 186 dos visitantes. Média de 2,92 tentos por partida.

Os rivais de Madrid, Atlético e Real superaram todos os seus adversários e farão a final em 24 de maio, às 15h45 (horário de Brasília), no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal. Se o time merengue é o maior vencedor - com dez triunfos - e ostenta o melhor ataque - 37 gols -, o Atlético chega à final como o único invicto.

A campanha do Real Madrid é de dez vitórias (seis como mandante e quatro como visitante), um empate fora e uma derrota como visitante. Aproveitamento de 86,1%. O time de Cristiano Ronaldo e cia. ainda anotou 37 gols (17 em casa e 20 fora) e sofreu só nove (três como mandante e seis como visitante). O Real Madrid é o maior vencedor da UEFA Champions League com nove títulos.

O Atlético, por sua vez, busca sua primeira conquista. A campanha do time do técnico Simeone é de nove vitórias (cinco em casa e quatro fora) e três empates (um como mandante e dois como visitante). Aproveitamento de 83,3% - um pouco abaixo do apresentado pelo rival da final. O Atlético de Madrid ainda anotou 25 gols (14 em casa e 11 fora) e sofreu apenas seis (dois como mandante e quatro como visitante).

Inédito!
Pela primeira vez na história, o título da UEFA Champions League será decidido por dois clubes da mesma cidade. Em outras quatro oportunidades, porém, a final contou com clubes do mesmo país. Na temporada passada, por exemplo, o Bayern de Munique se sagrou campeão em cima do rival Borussia Dortmund.

Na oportunidade, a Alemanha repetiu o feito de Espanha, Itália e Inglaterra. Na temporada 1999/2000, em Saint Dennis, na França, o Real Madrid bateu o também espanhol Valencia, por 3 a 0, e ficou com o título. O duelo entre italianos, porém, não foi nada tranquilo. Na temporada 2002/2003, Milan e Juventus empataram sem gols, em Manchester, na Inglaterra. O título rubro-negro só foi conquistado nos pênaltis (3 a 2).

Já em 2007/2008, em Moscou, na Rússia, os ingleses também precisaram decidir a taça nas penalidades máximas. Manchester United e Chelsea empataram, por 1 a 1. Nos pênaltis, os Diabos Vermelhos ficaram com o título ao vencerem os Blues, por 6 a 5.

Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid com nove conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Liverpool e do Bayern de Munique. Barcelona e Ajax somam quatro títulos cada, um a mais do que Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Porto, Juventus, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucureşti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.

Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista com 13 conquistas, contra 12 de Inglaterra e Itália. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.