Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 27 de abril de 2014 às 05:58

Série C do Brasileirão conta com apenas um campeão estadual em 2014

Mas o campeão mato-grossense ainda poderá ganhar a companhia de outros quatro clubes

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Mato Grosso - O Cuiabá é o único clube da Série C do Campeonato Brasileiro que chega respaldado pelo título estadual. O Dourado superou o Luverdense, hoje na Série C, e abocanhou o Estadual Mato-grossense. Outros quatro clubes, porém, ainda têm chances de igualar o feito do Cuiabá.

 Único campeão estadual na Série C, Cuiabá faturou seu quinto título no Mato-grossense!
O CRB, por exemplo, iniciou a disputa pelo título do Alagoano no último sábado. Mas o Galo acabou derrotado pelo Coruripe, por 2 a 1. Enquanto isso, os rivais Botafogo e Treze lutam por uma vaga nas semifinais do Paraibano. Na Série C, o Belo estreou com vitória, por 3 a 2, sobre o próprio Treze.

Já no Campeonato Paraense, o Paysandu tenta conquistar o título do 2º Turno para garantir vaga na final do Estadual. De volta ao Nordeste, o Fortaleza bateu na trave. O Tricolor sucumbiu diante do rival Ceará. Com dois empates sem gols, o Vozão faturou o Cearense pela quarta vez consecutiva.

O curioso nesta relação é que todos os clubes citados estão no Grupo A da Série C. Há ainda o Salgueiro que derrotou o Santa Cruz, hoje na Série B, e ficou com o 3º lugar do Pernambucano. No Grupo A, por outro lado, a decepção foi grande entre os dez clubes.

Para começar, Guarani, Guaratinguetá e São Caetano estão na Série A2 do Paulistão (equivalente a 2ª Divisão). O trio não conseguiu o acesso nesta temporada. O Duque de Caxias, por sua vez, seguiu os mesmos passos dos rivais e foi rebaixado no Cariocão.

O melhor desempenho, se é que podemos dizer isso, foi dos rivais gaúchos. O Juventude chegou até as quartas-de-final do Estadual do Rio Grande do Sul, enquanto o Caxias caiu nas semifinais. Caxias e Juventude se enfrentaram pela 1ª rodada da Série C e o clássico Ca-Ju terminou sem gols.

Regulamento:
A Série C 2014 contará com 20 clubes. Na Primeira Fase, os clubes jogarão dentro dos próprios grupos em partidas de ida e volta. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificarão para as quartas-de-final. Os dois piores de cada grupo, por outro lado, serão rebaixados à Série D. No mata-mata serão jogos de ida e volta. Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série B. E os finalistas ainda brigarão pelo título da Série C.