Portal Eventos
Copa do Mundo Masculino
Em 23 de abril de 2014 às 05:28

#SrGooolNaCopa - Sem final, Copa de 50 teve grupo com duas seleções e Maracanazo

Copa do Mundo no Brasil teve o brasileiro Ademir - com oito gols - como o artilheiro

da Redação -

São Paulo - A Copa do Mundo de 1950 foi recheada de curiosidades e é - até a hoje - a única que não teve final. A quarta Copa da história foi definida em um quadrangular. Anfitrião, o Brasil teve seu melhor desempenho até então, mas não repetiu as façanhas de Uruguai e Itália que foram campeões em casa. Mas antes de falarmos do Maracanazo há outras curiosidades no primeiro Mundial organizado pelo país verde e amarelo.

No último domingo, o Sr. Goool iniciou a saga por todas as edições das Copas do Mundo. Nesta série, o Sr. Goool apresentará as curiosidades, as estatísticas e as histórias de todos os Mundiais até desembarcar no Brasil na Copa do Mundo de 2014. (Confira o histórico da Copa do Mundo de 1950!)

A Copa de 50 contou com 13 seleções e a distribuição dos grupos, por causa das desistências em cima da hora, lembrou competições de várzea. Os Grupos 1 e 2 tiveram quatro seleções cada. O Grupo 3 contou com três países, enquanto no Grupo 4 estiveram apenas Uruguai e Bolívia. As duas seleções sul-americanas decidiram a vaga em um jogo. Goleada uruguaia por 8 a 0.

Como se não bastasse isso, o Mundial no Brasil ainda não teve final. O líder de cada um dos quatro grupos se enfrentaram no quadrangular do título. Por coincidências do futebol, Uruguai e Brasil chegaram a rodada final com chance de título e se pegaram no Maracanã. Na oportunidade, os uruguaios venceram, por 2 a 1, e calaram o Maraca.

A Seleção Uruguaia foi campeã com aproveitamento de 87,5%. Foram três vitórias e um empate, além de 15 gols a favor e cinco contra. O 3º lugar ficou com a Suécia.

Ademir, autor de oito gols, foi o artilheiro do torneio. A Copa do Mundo no Brasil contou com 13 seleções e foi disputada entre 24 de junho e 16 de julho. Foram realizados 22 jogos e anotados 88 gols. Média de quatro tentos por partida.

De volta!
Dez das 13 seleções que estiveram no Brasil na Copa do Mundo de 1950 conseguiram se classificar para o Mundial de 2014. O Uruguai, campeão daquela oportunidade, foi umas das seleções a carimbar o passaporte. Já o Brasil, país-sede, tem lugar cativo no Mundial deste ano.

A Croácia, por sua vez, não esteve no Brasil com esta denominação em 1950. Naquela oportunidade, a Iugoslávia ficou com a 5ª colocação. Mas o país se despedaçou em várias nações, dentre elas a Croácia. Por conta disso, o Sr. Goool considera a Croácia como sendo uma das dez seleções que estiveram no Brasil em 50.

Além do trio, Espanha, Suíça, Itália, Inglaterra, Chile, EUA e México voltarão ao país verde e amarelo. Suécia, Paraguai e Bolívia, por outro lado, são as ausências em 2014. O trio esteve na Copa de 1950.

Casa!
A Copa do Mundo de 1950 contou com seis sedes. Entre os estádios daquela época, apenas o Maracanã, no Rio de Janeiro, voltará a receber o Mundial em 2014. São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraná estarão novamente na Copa, mas com outros estádios.

 Com novos estádios, Brasil receberá a Copa do Mundo pela segunda vez na história!
Em 50, a Seleção Brasileira jogou apenas no Maraca e no Pacaembu, estádio que representou o Estado de São Paulo. Ilha do Retiro, em Recife, Independência, em Belo Horizonte, Durival de Britto, em Curitiba, e Eucaliptos, em Porto Alegre, foram os estádios que receberam o primeiro Mundial no Brasil.

*Fonte: FIFA