Portal Eventos
Copa Verde
Em 21 de abril de 2014 às 19:18

Distrito Federal renasce para o futebol brasileiro com título do Brasília

Além do inédito título da Copa Verde, Colorado também garantiu vaga na Copa Sul-americana 2015

da Redação -

Distrito Federal - O inédito título do Brasília na Copa Verde fez o Distrito Federal renascer no futebol brasileiro em pleno ano de Copa do Mundo. A capital federal será sede do Mundial 2014 com o Estádio Mané Garrincha, palco da vitória do Colorado, por 2 a 1, sobre o Paysandu nesta segunda-feira. Como havia perdido o primeiro jogo pelo mesmo placar, a disputa foi para os pênaltis e o Colorado ficou com o título e a vaga na Copa Sul-americana 2015 ao triunfar por 7 a 6. (Confira a página exclusiva do campeão Brasília!)

A campanha do título, porém, foi modesta - ainda mais se comparada com a apresentada pelo Paysandu. O Brasília conquistou quatro vitórias (duas em casa e duas fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e duas derrotas (uma em casa e uma fora), enquanto o Paysandu teve seis triunfos, um empate e uma derrota. O Colorado ainda anotou nove gols (três como mandante e seis como visitante) e sofreu só cinco (dois em casa e três fora). Aproveitamento de 58,3%.

Até chegar ao título, o Brasília passou pelo CENE com empate sem gols e vitória, por 2 a 0, nas oitavas-de-final. Na fase seguinte, o Cuiabá ficou pelo caminho ao ser derrotado, por 1 a 0, fora de casa, e ter apenas empatado sem gols diante da sua torcida. Já nas semifinais, o Brasília conseguiu uma grande recuperação. Mesmo com a derrota para o Brasiliense, por 2 a 0, o Colorado carimbou o passaporte com o triunfo, por 3 a 0, na volta. Na decisão, após perder, por 2 a 1, em Belém, o Brasília ficou com o título com o triunfo, por 2 a 1, no tempo normal e 7 a 6 nos pênaltis, na capital federal.

O Distrito Federal estava em baixa nas últimas temporadas. O Gama, que esteve na década de 90 na elite do Brasileirão, já não consegue mais nem se classificar para a Série D. O Periquito está fora de qualquer divisão nacional. Enquanto isso, o Brasiliense - também em queda livre - foi rebaixado na Série C do ano passado e terá que jogar a Série D.

Com a dupla verde e amarela caindo pelas tabelas, o Brasília ressurge como a força do Estado. Atual vice-campeão estadual, o Colorado enfrentará o Brasiliense nas semifinais do Candangão. O Jacaré foi o algoz do Brasília no Estadual de 2013, mas foi a vítima do clube da capital na semifinal da Copa Verde. Sem falar que o Brasília, em 30 de abril, iniciará sua caminhada na Copa do Brasil diante do Sport, às 22 horas.

Geral!
A Copa Verde foi encerrada com 30 jogos realizados, sendo 14 vitórias dos mandantes, oito triunfos dos visitantes e oito empates. Ao todo, a rede balançou em 82 oportunidades com 45 gols dos donos da casa e 37 dos visitantes. A vitória dos mandantes, por 1 a 0, e o empate sem gols foram os resultados mais repetidos - cinco vezes.

Vice-campeão, o Paysandu conseguiu o maior número de vitórias (6) e o melhor ataque (23). Enquanto isso, o Remo foi o responsável pelo maior público da Copa Verde. Durante a eliminação para o Paysandu nas semifinais, o Leão arrastou 26.582 pagantes ao estádio. Já o pior público foi de 120 torcedores no duelo entre CENE e Brasília.