Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 21 de março de 2014 às 16:36

Clubes brasileiros poderão bater recorde negativo na Libertadores

Cruzeiro e Flamengo - hoje - estariam eliminados do torneio sul-americano

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Desde que a Libertadores adotou a atual fórmula de disputa, em 2005, o Brasil jamais teve dois clubes eliminados ainda na fase de grupos. Na atual temporada, Cruzeiro e Flamengo - hoje - estariam eliminados do torneio sul-americano e deixariam o Brasil com este recorde negativo.

Com o empate, por 2 a 2, diante do Defensor, o Cruzeiro se manteve na 3ª colocação do Grupo 5 com apenas quatro pontos - três a menos do que os uruguaios e cinco a menos do que o líder Universidad de Chile. A situação do Flamengo é ainda mais preocupante.

 Atual campeão brasileiro, Cruzeiro corre sérios riscos de ser eliminado ainda na fase de grupos da Libertadores!
Derrotado pelo Bolívar, o Flamengo amarga a lanterna do Grupo 7 com só quatro pontos, dois a menos do que a zona de classificação e três a menos do que o líder León, do México. Os outros quatro clubes brasileiros, porém, estariam classificados para as oitavas-de-final.

O Atlético Paranaense lidera o Grupo 1 com nove pontos, três a mais do que o The Strongest-BOL, primeiro clube fora da zona de classificação. O Botafogo também é líder do Grupo 2. O clube carioca soma sete pontos. Atual campeão da Libertadores, o Atlético Mineiro soma oito pontos na liderança do Grupo 4. Por fim, o Grêmio lidera o Grupo 6 com oito pontos.

Histórico!
De 2005 para cá, o Brasil perdeu clubes ainda na fase de grupos em quatro temporadas. No primeiro ano com a atual fórmula de disputa, o Santo André foi eliminado na Segunda Fase. Enquanto isso, Atlético Paranaense, Santos, São Paulo e Palmeiras se classificaram para o mata-mata.

Em 2006 foi a vez do Paulista ser eliminado na fase de grupos. São Paulo, Goiás, Corinthians, Internacional e Palmeiras, por outro lado, carimbaram o passaporte. O maior vexame, porém, foi do Internacional - então campeão - que acabou eliminado em 2007. Situação oposta viveram São Paulo, Grêmio, Flamengo, Paraná e Santos que se classificaram para as oitavas-de-final.

O último clube brasileiro eliminado ainda na Segunda Fase foi o Flamengo. Em 2012, o Rubro-negro carioca foi eliminado em grupo com Lanús, Emelec e Olímpia. O Flamengo ficou em 3º lugar com oito pontos. Já Santos, Internacional, Fluminense, Vasco e Corinthians garantiram presença no mata-mata.

Para não repetir este feito negativo, o Flamengo terá mais dois jogos para carimbar o passaporte. O Cruzeiro também terá que apostar todas as fichas nos dois jogos finais. Apenas os dois melhores colocados de cada grupos se classificarão para as oitavas-de-final.

Confira o desempenho dos clubes brasileiros dentro e fora das oitavas-de-final da Libertadores:

2005
Dentro:
Atlético Paranaense, Santos, São Paulo e Palmeiras
Fora: Santo André

2006
Dentro:
São Paulo, Goiás, Corinthians, Internacional e Palmeiras
Fora: Paulista

2007
Dentro:
São Paulo, Grêmio, Flamengo, Paraná e Santos
Fora: Internacional

2008
Dentro:
Cruzeiro, Flamengo, Santos, São Paulo e Fluminense

2009
Dentro:
Sport, Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro e Grêmio

2010
Dentro:
Corinthians, São Paulo, Internacional, Cruzeiro e Flamengo

2011
Dentro:
Grêmio, Fluminense, Santos, Internacional e Cruzeiro

2012
Dentro:
Santos, Internacional, Fluminense, Vasco e Corinthians
Fora: Flamengo

2013
Dentro:
Palmeiras, Atlético Mineiro, São Paulo, Corinthians, Fluminense e Grêmio